Cofen Apresenta Ia Inspirada Em Anna Nery Para Transformar Serviços Da Enfermagem
O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) acaba de lançar “Anna”, sua nova inteligência artificial, que será uma aliada na modernização da gestão, na qualificação dos serviços prestados pelos Conselhos Regionais e no fortalecimento da comunicação com os profissionais. Com linguagem acessível, respostas rápidas e base de dados confiável, a ferramenta entrará em funcionamento por etapas, sendo inicialmente utilizada por agentes públicos do Cofen a partir do mês de julho.
O nome da assistente virtual é uma homenagem à enfermeira Anna Nery, símbolo histórico e referência na Enfermagem brasileira, reconhecida pelo comprometimento e excelência no exercício da profissão. O lançamento oficial ocorreu durante o 15º Seminário de Administração do Sistema Cofen/Conselhos de Enfermagem (Semad), realizado em Foz do Iguaçu (PR), no dia 11 de junho.
A nova assistente virtual foi desenvolvida para transformar a experiência de uso dos sistemas digitais do Conselho. Na primeira fase de implementação, será utilizada internamente pelos agentes públicos da Autarquia, com integração direta ao Sistema Integrado de Gestão em Enfermagem (Sigen). Anna atuará no suporte à navegação, no esclarecimento de dúvidas, na orientação sobre normativas institucionais, no preenchimento e análise de documentos e na automação dos processos administrativos da nova sede do Cofen. O objetivo é promover mais agilidade, eficiência e organização na rotina interna da gestão pública.
Em um segundo momento, a ferramenta será estendida aos profissionais de Enfermagem de todo o país, que poderão acessá-la tanto pelo Sigen quanto pelo CofenPlay. A expectativa é de que a IA amplie significativamente o suporte à categoria, otimizando o uso das plataformas digitais e promovendo maior autonomia no acesso a informações e serviços.
Para o presidente do Cofen, Manoel Neri, a escolha do nome da IA é carregada de significado. “Anna Nery é um ícone de dedicação, organização e cuidado. Nomear a inteligência artificial com seu nome é reconhecer o passado enquanto projetamos um futuro mais inovador e eficiente para a Enfermagem brasileira. Estamos colocando a tecnologia a serviço das pessoas e da boa gestão”, afirmou.
Neri acrescenta que o lançamento da assistente virtual faz parte da política de transformação digital do Conselho. “A criação da Anna integra um conjunto de ações que estamos desenvolvendo para modernizar os serviços do Cofen, ampliar o acesso à informação e valorizar o exercício profissional em todas as regiões do país. Essa tecnologia será uma ponte entre a inovação e o fortalecimento institucional do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem”, conclui.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) avaliou como baixo o risco de o vírus Nipah…
Um surto do vírus letal Nipah no estado de Bengala Ocidental tem deixado a Índia…
Em uma unidade de terapia intensiva (UTI), parte dos eventos adversos nasce de um ponto…
O Hospital Anchieta se manifestou sobre a investigação envolvendo três técnicos de enfermagem suspeitos de…
Mortes registradas durante plantões dos técnicos de enfermagem Marcos Vinícius Silva Barbosa de Araújo, Amanda…
A superlotação nas portas de urgência é um problema de gestão, mas vira rapidamente um…