Whatsapp Image 2025 03 06 At 09.54.32
No Dia Internacional da Mulher, o Instituto Enfermagem de Valor entrevistou a enfermeira, Ana Paula Brandão, deputada federal pelo Ceará e conselheira federal, uma referência na defesa da enfermagem no Brasil. Com uma trajetória marcada pela dedicação à profissão e à luta pela valorização da categoria, Ana Paula compartilhou os desafios, avanços e a resiliência das mulheres que carregam o Sistema Único de Saúde nos ombros. Da sala de aula financiada pelo FIES aos corredores do Congresso Nacional, sua história inspira e reforça a importância da mulher na enfermagem para a sociedade.
Instituto Enfermagem de Valor – O que a inspirou a seguir a carreira de enfermagem e quais foram os maiores desafios que enfrentou ao longo de sua jornada profissional?
Ana Paula Brandão – Minha motivação vem do meu pai, que tinha o sonho de ter uma filha formada na área da saúde. O maior era, de fato, acesso à educação superior que pôde ser sanado por meio do Programa de Financiamento Estudantil – FIES, do Governo Federal.
Instituto Enfermagem de Valor – Como a senhora percebe a evolução feminina na enfermagem no Brasil e quais avanços mais relevantes ocorreram nos últimos anos?
Ana Paula Brandão – A Enfermagem é uma profissão majoritariamente feminina por natureza, ligada, desde os primórdios, aos cuidados de saúde de familiares e pessoas doentes. Nos últimos anos, com aumento da força de trabalho da mulher no mercado, é possível perceber um aumento também na profissão…Dentre os avanços mais significativos considero o piso salarial um divisor de águas no que diz respeito à valorização dessas mulheres, que, em grande maioria, são as provedoras do lar.
Instituto Enfermagem de Valor – Na sua visão, quais são as principais contribuições das enfermeiras para o sistema de saúde e para a sociedade em geral?
Ana Paula Brandão – As mulheres da enfermagem carregam o Sistema de Saúde Público, literalmente, nas costas. Somos a maioria na Atenção Primária à Saúde, responsáveis pelos indicadores de saúde da sociedade, sobretudo, para a população mais vulnerável. Desde a aplicação de vacina até́ o acompanhamento no domicílio do idoso acamado promovemos saúde e prevenimos doenças. Estamos inseridas nos territórios e vivemos o dia a dia da população mais pobre. Na maioria das vezes, atuamos sem o mínimo de condições de trabalho e em situações que ferem até́ o princípio da dignidade humana. Porém, seguimos firmes no nosso propósito de cuidar das pessoas.
Instituto Enfermagem de Valor – A senhora poderia compartilhar um momento marcante da sua trajetória que demonstre a força e a resiliência das mulheres na enfermagem?
Ana Paula Brandão – Pandemia da Covid-19. Atualmente, completamos cinco anos do primeiro caso registrado no Brasil, e me lembro como se fosse hoje do desespero e do medo da morte que passamos, porém, não podíamos expressar. A cada plantão um sentimento de que era o último….difícil de lembrar. Mas a resiliência foi forte, pois, até́ os EPIs tivemos de comprar, pois o sistema não estava, e nem está até́ hoje, preparado para enfrentar essas grandes dificuldades.
Instituto Enfermagem de Valor – Quais conselhos a senhora daria para mulheres que estão começando na enfermagem e desejam conquistar posições de destaque na área da saúde?
Ana Paula Brandão – Estudo, trabalho e foco para vencer!
Quem é Ana Paula Brandão
Como se capacitar
O Instituto Enfermagem de Valor oferece a oportunidade ao aluno interessado em se aprofundar na carreira e em estar bem qualificado e se tornar um profissional mais completo em enfermagem no Brasil.
Conheças nossas pós-graduações:
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de Notícias do Instituto Enfermagem de Valor é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo da enfermagem. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização em enfermagem no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.
O número de inserções do dispositivo intrauterino (DIU) para evitar a gravidez pelo Sistema Único…
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que altera a…
A Justiça Federal reafirmou a legalidade do uso de dispositivos extraglóticos (DEG) e outros procedimentos…
A reanimação neonatal é uma das competências mais críticas e sensíveis da prática em Enfermagem.…
O plenário do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aprovou, após análise técnica e jurídica, a…
O entregador Bruno Rodrigues Ventura dos Santos, de 29 anos, está em coma induzido e…