Como fazer a prevenção de Doenças Respiratórias?
Desde que o mundo conheceu a Covid-19, muito tem-se falado de doenças respiratórias. Elas são bem comuns no Brasil. Caracterizadas por problemas nas vias áreas, elas causam irritação e/ou obstrução, dificultando a respiração e podendo afetar os pulmões. Falando de uma maneira preventiva, precisamos entender qual é o papel do enfermeiro na saúde. O Instituto Enfermagem de Valor explica essa questão e outras acerca do tema. Leia nosso texto e entenda mais sobre o assunto, prevenção e combate a essas doenças.
Assim como em todos os cargos da profissão, o enfermeiro deve dar apoio desde o início dos sintomas respiratórios, sejam eles persistentes ou não.
Em primeiro lugar, o atendimento é feito com uma avaliação clínica. Nesse momento o enfermeiro ajuda a verificar o histórico familiar do paciente, assim como os hábitos de vida e antecedentes médicos. Depois disso, pode ser necessário avaliar o histórico epidemiológico e fazer a realização de exames físicos.
O tipo de exame depende da suspeita diagnóstica do médico. Podem ser solicitados:
Como já dissemos, as doenças respiratórias são bem comuns, mas o enfermeiro deve conhecer as doenças e identificar os sintomas.
Sem o devido cuidado, uma doença aguda e de fácil tratamento, pode gerar complicações mais graves e até evoluir para doenças crônicas.
Algumas ações são muito importantes na prevenção e combate de doenças respiratórias:
Lembrando que é papel ainda do enfermeiro para combater e prevenir doenças respiratórias incentivar à vacinação. Elas ajudam a garantir a proteção contra esses tipos de doenças e ainda previnem que doenças antigas retornem à circulação na população.
Agora que você sabe qual o papel do enfermeiro na prevenção e no combate de doenças respiratórias, que tal adicionar mais valor à sua carreira? Conte com o Instituto Enfermagem de Valor. Temos diversas opções de cursos de especialização como Responsabilidade Técnica e Gestão em Serviços de Enfermagem, Trauma, Urgência, Emergência e Terapia Intensiva, Gestão em Enfermagem e Gestão da qualidade em saúde e segurança do paciente e muitos outros que vão elevar o nível da sua carreira.
Oferecemos aos nossos alunos material didático atualizado e os melhores profissionais em nosso corpo docente. Nossa metodologia de ensino é ativa e ministramos um ensino que vai além da teoria, com simulações práticas e realistas. Entre em contato agora mesmo e garanta a sua matrícula em um curso com nota máxima no MEC!
O número de inserções do dispositivo intrauterino (DIU) para evitar a gravidez pelo Sistema Único…
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que altera a…
A Justiça Federal reafirmou a legalidade do uso de dispositivos extraglóticos (DEG) e outros procedimentos…
A reanimação neonatal é uma das competências mais críticas e sensíveis da prática em Enfermagem.…
O plenário do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aprovou, após análise técnica e jurídica, a…
O entregador Bruno Rodrigues Ventura dos Santos, de 29 anos, está em coma induzido e…