Kprj607h (2)
Um enfermeiro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noroeste, no Jardim Curitiba, em Goiânia, ficou ferido após um acidente com um cilindro de oxigênio, no último sábado, 18. O incidente ocorreu quando a mangueira do equipamento rompeu, assustando os presentes no local. A Prefeitura de Goiânia informou, em nota ao portal Mais Goiás, que o profissional recebeu atendimento na própria UPA e está em recuperação.
Além disso, garantiu que o cilindro foi prontamente substituído. “A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) informa que o acidente foi causado pelo rompimento de uma mangueira do cilindro de oxigênio. O enfermeiro recebeu atendimento na própria unidade, passa bem e o equipamento foi substituído”, comunicou a SMS. O enfermeiro, que tem 55 anos e não teve sua identidade divulgada, sofreu um ferimento na perna e deverá permanecer afastado por 15 dias para se recuperar.
A presidente do Sindicato de Enfermeiros de Goiás, Roberta Rios, criticou o fato de profissionais da enfermagem lidarem com esse tipo de equipamento. “Deve ser feito por um servidor treinado para isso. Mostra o quão precária é a estrutura física das unidades de saúde de Goiânia”, afirmou em entrevista à TV Anhanguera. Os cilindros de oxigênio da unidade costumam ser trocados a cada dois dias, mas a Prefeitura não detalhou se o equipamento que apresentou falha estava dentro do prazo de manutenção.
Segundo caso
Esse não é o primeiro caso registrado em unidades de saúde da capital. Em maio do ano passado, um incidente parecido ocorreu na enfermaria do Ciams Urias Magalhães. Na ocasião, a válvula de um cilindro rompeu, assustando pacientes e funcionários. Segundo o Corpo de Bombeiros, o cilindro caiu e, com o rompimento da válvula, foi projetado contra a parede de um banheiro, causando um buraco. Apesar do susto, não houve feridos.
A American Heart Association (AHA) atualizou, neste mês de outubro, suas diretrizes oficiais de primeiros…
O que deveria ser uma simples confraternização entre colegas terminou em grave suspeita de envenenamento…
Uma estudante de enfermagem foi alvo de uma fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-DF),…
O paulista Geraldo Vaz Junior, de 58 anos, busca respostas para um caso raro envolvendo…
A China alcançou um marco histórico ao inaugurar o primeiro hospital totalmente operado por inteligência…
O Distrito Federal registrou o maior índice de afastamento por transtornos mentais no ano passado.…