O enfermeiro intensivista é aquele responsável por lidar com os pacientes mais críticos e internados em unidades de terapia intensiva (UTI), seja adulta ou neonatal. Precisa estar devidamente atualizado para lidar com as tecnologias encontradas nesse local, a fim de realizar todos os procedimentos necessários para salvar uma vida. Por isso, ser um enfermeiro intensivista exige alta responsabilidade e comprometimento. Quer seguir essa carreira? Então continua lendo nosso artigo!
Além da UTI, como já citado anteriormente, é muito comum encontrar enfermeiros intensivistas em cargos de gestão no hospital ou clínica. Alguns são os motivos para que tal cenário aconteça.
Primeiramente, o enfermeiro com tal especialização apresenta alto grau de conhecimento sobre cuidados intensivos. Além disso, ele está diariamente em contato com novas tecnologias e ferramentas, além de outros recursos hospitalares.
Entretanto, não é só em UTI e gestão que este profissional pode atuar. Outras opções são:
Independentemente do local de atuação, o enfermeiro intensivista precisará lidar diariamente com casos terminais, graves, avançados, assim como com situações de crise. Por isso, precisa adquirir algumas características fundamentais para a boa atuação no trabalho.
Médicos, técnicos de enfermagem, psicólogos, fisioterapeutas, residentes, nutricionistas, outros intensivistas, além de outras equipes, irão atuar nos cuidados do paciente. Portanto, o enfermeiro intensivista precisa conseguir se comunicar com todos eles, visando sempre garantir o bem-estar do paciente.
O enfermeiro intensivista precisa ter múltiplas habilidades para lidar com o dia a dia profissional. Tanto relacionadas ao fator humano como aos fatores técnicos da profissão. Afinal, ele irá lidar com casos graves, famílias estressadas, assim como com novas técnicas e equipamentos.
Quem não é altamente apaixonado pela profissão não tem a característica fundamental para atuar como enfermeiro intensivista. Nessa profissão, é necessário ser apaixonado pela vida e acolher, tratar e tentar recuperar todos aqueles que se encontram naquele local. Por mais que muitas pessoas relacionem a UTI à morte, é lá que todos os recursos são implantados para a manutenção da vida.
Não existe um número exato porque o piso salarial nacional de enfermagem ainda não foi aprovado pela Câmara. Por isso, cada estado apresenta uma remuneração diferente para a profissão. Entretanto, é possível afirmar que enfermeiros intensivistas recebem de 10 a 20% a mais que outros profissionais de enfermagem.
Para se especializar, é necessário cursar uma pós-graduação em terapia intensiva. No Instituto Enfermagem de Valor, você encontra o curso certo para a sua necessidade. Nossa especialização engloba Trauma, Urgência, Emergência e Terapia intensiva. Durante as aulas, o aluno aprende a atender necessidades neurológicas, respiratórios, cardiovasculares, entre muitas outras. O enfermeiro intensivista obtém domínio das práticas dos profissionais do ramo e se torna um profissional completo e qualificado.
Se interessou? Entre em contato conosco hoje mesmo pelo nosso site ou pela Central de Relacionamento Nacional PGE no WhatsApp.
Link útil: Enfermagem EAD
O número de inserções do dispositivo intrauterino (DIU) para evitar a gravidez pelo Sistema Único…
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que altera a…
A Justiça Federal reafirmou a legalidade do uso de dispositivos extraglóticos (DEG) e outros procedimentos…
A reanimação neonatal é uma das competências mais críticas e sensíveis da prática em Enfermagem.…
O plenário do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aprovou, após análise técnica e jurídica, a…
O entregador Bruno Rodrigues Ventura dos Santos, de 29 anos, está em coma induzido e…