Categorias: Sem categoria

PL regulamenta prescrição em consultório de Enfermagem

Fonte: Ascom – Cofen

PL 2949/2023 também torna obrigatória a aceitação, nas farmácias, de receitas emitidas conforme protocolos de Saúde

 A deputada Enfermeira Ana Paula (PDT-CE) apresentou Projeto de Lei regulamentando a prescrição de medicamentos e pedidos de exames em consultórios de Enfermagem. O PL 2949/2023, protocolado nesta quarta-feira (16), também torna obrigatória a aceitação das receitas nas farmácias, inclusive do Programa Farmácia Popular.

“O projeto de lei aborda duas questões fundamentais que afetam a resolutividade da consulta de Enfermagem, prejudicando a população assistida”, parabeniza a presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos. A prescrição de medicamentos por enfermeiros em programas de saúde pública, mediante protocolos institucionais, já é uma realidade consolidada, amparada pela legislação vigente. A não-aceitação das receitas no Farmácia Popular, que distribui remédios gratuitamente ou com redução de até 90% no preço de mercado, cria um impasse.

“Essa questão do Farmácia Popular vem se arrastando há bastante tempo“, critica Ana Paula. “O enfermeiro vinculado à Estratégia de Saúde da Família faz a consulta de Enfermagem e a prescrição, amparado pela portarias do seu município, que passam pelos Conselhos Regionais de Enfermagem. Quando o medicamento está em falta no Posto de Saúde, ele procura o Farmácia Popular e acaba sendo obrigado a voltar ao Posto de Saúde, para que a receita seja trocada por uma receita médica”, afirma a deputada, apontando a contradição.

Pelo PL, o enfermeiro proprietário de clínica ou consultório de Enfermagem registrado no respectivo Coren poderá aderir à portaria municipal e estadual de medicamentos dos programas de saúde pública, bem como diretrizes clinicas das Secretarias municipais e estaduais, e das instituições de saúdes. A prescrição de medicamentos e solicitação de exames complementares deverá conter carimbo e numero da inscrição, nome do profissional, assinatura e data, além de número de registro do consultório no Coren.

“Os consultórios e clínicas de Enfermagem são hoje uma realidade no Brasil. A propositura visa garantir mais autonomia para o enfermeiro empreendedor. Tendo em vista a dificuldade de acesso da população a procedimentos básicos, os consultórios surgem como uma possibilidade de ajudar na prevenção e promoção de Saúde, com preços populares para consultas e procedimentos”, afirma a deputada.

Legislação atual – A realização de consulta de Enfermagem por enfermeiros está respalda pela Lei 7.498/86 (art. 11, inciso I, alínea “i”), pelo Decreto 94.406/87 (art. 8º, inciso I, alínea “e”) e pelo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, sendo regulamentada pela Resolução Cofen 358/2009. Os consultórios de Enfermagem são regulamentados pela resolução 568/2018.

A legitimidade da prescrição de medicamentos e solicitação de exames laboratoriais e imagens diagnósticas por enfermeiros também é reforçada pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), através do documento Ampliação do Papel dos Enfermeiros na Atenção Primária à Saúde (APS), que caracteriza as práticas entre as setes atividades clínicas avançadas, definidas pelo Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN).

Compartilhe

Artigos recentes

USP cria enxaguante de saliva artificial para pacientes em tratamento de câncer

Uma saliva artificial desenvolvida a partir de uma proteína extraída da cana-de-açúcar pode ajudar a…

2 horas atrás

Empresa de chamada de enfermagem cresce 700% após investir em novas tecnologias

Após muitas experiências com carteira de trabalho assinada e outras tantas decepções com o mercado,…

2 horas atrás

OMS avalia como baixo o risco de disseminação do vírus Nipah fora da Índia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) avaliou como baixo o risco de o vírus Nipah…

2 dias atrás

Ministério da Saúde emite alerta sobre o Vírus Nipah no Brasil

Um surto do vírus letal Nipah no estado de Bengala Ocidental tem deixado a Índia…

2 dias atrás

Checklist de enfermagem para reduzir eventos adversos na UTI

Em uma unidade de terapia intensiva (UTI), parte dos eventos adversos nasce de um ponto…

6 dias atrás

Hospital Anchieta afirma que conduta de técnico investigado foi intencional e criminosa

O Hospital Anchieta se manifestou sobre a investigação envolvendo três técnicos de enfermagem suspeitos de…

1 semana atrás