Mercado de trabalho

Plano de carreira para enfermeiros: veja como montar o seu!

Quando você está prestando vestibular está escolhendo o que quer fazer para o resto da vida. Mas, muitas vezes, mesmo durante o curso de graduação, nós não sabemos todas as áreas de atuação e possibilidades que aquela carreira carrega. Quando você identifica todas elas, chega a outro impasse: escolher o segmento. Na enfermagem, por exemplo, o profissional pode escolher desde atuar de frente em clínicas e hospitais, até fazer a gestão em um cargo de liderança. Pensando nisso, o Instituto Enfermagem de Valor trouxe, no artigo de hoje, mais sobre o plano de carreiras para enfermeiros. Acompanhe a leitura e veja como fazer o seu!

Como deve ser o plano de carreira para enfermeiros?

Planejamento é a palavra-chave quando o assunto é plano de carreira para enfermeiros. Para que o profissional tenha uma carreira de sucesso ele deve traçar algumas metas de curto, médio e longo prazo. Todos os esforços devem ser direcionados para que elas sejam alcançadas.

O que muitas vezes acontece é que o profissional leva a vida de acordo com o que aparece e esquece do que realmente busca. Imagine um profissional que sempre sonhou em trabalhar como líder de uma equipe, mas que conseguiu seu primeiro emprego como emergencista. O hospital que ele trabalha pediu alguns cursos de especialização e não lhe sobrou muito tempo para se atualizar na área que desejava. Assim, ele foi convidado por outra instituição maior e foi. Dessa forma, ele acaba se especializando em uma área que talvez ele não goste tanto.

Como fazer então para traçar e seguir o guia que é o plano de carreira para enfermeiros?

1 – Reflita sobre suas ambições

Em primeiro lugar você deve se fazer uma pergunta: onde quer estar daqui a 5, 10 anos? Como você imagina seu futuro profissional? Qual cargo realmente deseja? Depois de ter essas respostas, você pode traçar as primeiras metas. Para chegar em algum lugar, você precisa saber onde é esse lugar. Ou seja, se você sabe o que quer para o seu futuro, pode fazer uma especialização para conseguir uma promoção na área, por exemplo.

2 – Pesquise os possíveis segmentos de atuação

É um erro, principalmente para os recém-formados fazer qualquer especialização sem ter um foco. A pós-graduação não é um diferencial na área, mas uma obrigação. Mas fazer uma que você não se identifica ou não tem relação com os seus objetivos a longo prazo não é uma ação eficiente. Por isso, é fundamental que o enfermeiro tenha uma visão global do mercado e de todas as possíveis áreas de atuação. Lembre-se que essa é uma das áreas mais amplas. Entre as possibilidades estão:

Procure entender quais as funções e como é o dia a dia de cada área. É comum se identificar melhor com determinado segmento. Esse é, inclusive, de onde vem a motivação e vontade de ser bom no que faz.

3 – Especialize-se

A última dica para elaborar um bom plano de carreira para enfermeiros é procurar cursos de especialização. Ninguém cresce sem estudar. E para isso, você precisa estar em constante atualização. 

Escolha cursos que tenham relação com a sua área de escolha e organize uma rotina de estudos. Eles vão te dar treinamentos e aprimoramento técnico-científico, valorizando ainda mais o seu currículo. Além disso, os cursos também oferecem aulas práticas que dão a experiência real. Por fim, fazendo um curso de especialização, você pode ainda, fazer um networking. Ou seja, ampliar sua rede de contatos profissionais seja com professores, seja com outros alunos. A troca de experiências sempre vale a pena.

Impulsione a sua carreira com o Instituto Enfermagem de Valor! 

Depois de saber como fazer o plano de carreira para enfermeiros, que tal aprender mais sobre a área escolhida? Venha conhecer os cursos do Instituto Enfermagem de Valor! Em todos os nossos cursos você aprende tudo o que é preciso em aulas dinâmicas e com professores com larga experiência de mercado. 

Venha ser aluno de uma instituição que tem nota máxima do MEC e possui o foco exclusivo na área da enfermagem. Garantimos um ensino completo com técnicas e procedimentos atualizados. Fale conosco e faça sua matrícula!

Compartilhe

Artigos recentes

Contenção Mecânica: Cofen estabelece novas diretrizes para procedimento

No final de março, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) publicou a Resolução 746/24, que…

2 semanas atrás

Enfermeiras salvam bebês durante terremoto

Imagens de câmeras de segurança mostram o momento exato em que enfermeiras de um hospital…

4 semanas atrás

Corpo de Bombeiros propõe a militarização do Samu

Uma polêmica envolvendo a Enfermagem, especificamente profissionais que atuam com o serviço de urgência e…

1 mês atrás

Cofen, OPAS e Ministério da Saúde, reforçam compromisso com práticas avançadas de enfermagem.

O Sistema Único de Saúde (SUS) está cada vez mais próximo de passar por uma…

1 mês atrás

Caravana pela implementação do piso salarial da enfermagem avança pelo Brasil em Março

A mobilização nacional para a efetiva implementação do piso salarial da enfermagem continua a percorrer…

2 meses atrás

Sem vagas atrativas, baixa remuneração e dupla jornada de trabalho, a realidade da enfermagem.

Na Upa Leste são dois plantões semanais de 12 horas. Na UPA Centro-Sul, seis horas…

2 meses atrás