Depois que um profissional cursa a faculdade de enfermagem é quase uma obrigação que ele faça alguma especialização. Em um mercado onde mais de 80% tem, pelo menos, uma pós-graduação, se você não faz, fica para trás. E você conhece todas as possibilidades e áreas que pode seguir? Pensando em explicar uma de cunho técnico e para perfis de liderança, trouxemos, no artigo de hoje, mais sobre responsabilidade técnica na enfermagem. Leia o texto que o Instituto Enfermagem de Valor preparou e entenda mais sobre o setor!
O enfermeiro que atua na área de Responsabilidade Técnica na Enfermagem fica responsável pelo planejamento, organização, direção, coordenação, execução e avaliação dos serviços de enfermagem da empresa. Isso pode ser aplicado em instituições como clínicas e hospitais, por exemplo.
A Resolução Cofen nº 509/2016, de 2016 prevê a regulamentação. Além disso, a partir dela é necessário realizar pedidos de Anotação/Concessão com um formulário determinado. Depois disso, devem ser protocolados e entregues ao Coren.
Para esses profissionais de saúde, a responsabilidade começa nos cuidados pela preservação da vida. Todas as ações devem ser preconizadas para esse objetivo.
Outro ponto importante é o processo de tomada de decisões. Elas devem ser pautadas pela ética e pelos saberes técnicos e científicos. Isso acontece, em primeiro lugar, porque qualquer ato tem influência direta na saúde e na vida das pessoas.
Mas, para que um profissional chegue nesse nível de autonomia, é preciso estar sempre atualizado. Além disso, é essencial saber identificar ações positivas e negativas.
Podemos dizer ainda que o profissional deve sempre atuar com base nas políticas de saúde e a integração multidisciplinar de cada instituição para resultados ainda mais satisfatórios aos usuários.
A pós-graduação em Responsabilidade Técnica e Gestão de Serviços da Enfermagem é uma especialização exclusiva desenvolvida pela Enfermagem de Valor. O programa é preconizado pela Resolução 685/2022 aprovada pelo COFEN.
Em nosso curso, o profissional ajuda na capacitação e no desenvolvimento de enfermeiros que querem atuar nessa área. Proporcionamos mais autonomia e independência ensinando estratégias para Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, Gestão da Qualidade e Auditoria em Processos de Enfermagem e Gestão e Consultoria em Enfermagem. Entre em contato com a nossa equipe, confira o programa na íntegra e faça já a sua matrícula!
O número de inserções do dispositivo intrauterino (DIU) para evitar a gravidez pelo Sistema Único…
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que altera a…
A Justiça Federal reafirmou a legalidade do uso de dispositivos extraglóticos (DEG) e outros procedimentos…
A reanimação neonatal é uma das competências mais críticas e sensíveis da prática em Enfermagem.…
O plenário do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aprovou, após análise técnica e jurídica, a…
O entregador Bruno Rodrigues Ventura dos Santos, de 29 anos, está em coma induzido e…