Whatsapp Image 2025 08 11 At 13.53.01
A implantação de registro eletrônico do processo de enfermagem (metodologia de trabalho do enfermeiro e equipe) do Hospital Regional do Oeste (HRO), em Chapecó (SC), tem levado a ganhos de eficiência e melhorias do atendimento. O projeto, com apoio da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi mostrado na tarde desta quarta, 6, durante a 1º Semana Municipal de Inovação e Empreendedorismo de Chapecó.
O case de sucesso foi apresentado pela professora Carla Argenta, do Departamento de Enfermagem da Udesc Oeste, e pelas enfermeiras Gloriana Frizon e Tania Tacca, do HRO, em palestra no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo Nes. A Semana é uma realização da Prefeitura de Chapecó e Sebrae, em parceria com a Udesc Oeste e outras instituições de ensino e pesquisa da região.
A professora Carla Argenta atua há cerca de 10 anos com projetos de pesquisa e extensão universitária da Udesc Oeste dentro do Hospital Regional do Oeste. Ela coordena o programa de extensão Consultoria, Assessoria e Auditoria para Implantação e Implementação do Processo de Enfermagem.
Registro eletrônico
No HRO, Carla Argenta integra a Comissão do Processo de Enfermagem, da qual também participam as enfermeiras Gloriana Frizon e Tania Tacca. As três apresentaram a implantação do registro eletrônico do processo de enfermagem no hospital. “A mudança do papel para o registro eletrônico garantiu para o hospital inúmeros ganhos”, relata a professora da Udesc Oeste.
A comissão desenvolveu, em parceria com universidades e equipes de gestão e TI do hospital, um sistema padronizado para registro eletrônico dos cuidados de enfermagem. As informações registradas incluem avaliação do paciente, diagnósticos, prescrições e planejamento do enfermeiro (como intervenções) e evolução do paciente.
“Para os pacientes, isso tem impacto na qualidade do cuidado prestado e na padronização das intervenções, trazendo mais segurança para o paciente e proporcionando uma continuidade no atendimento individualizada”, explica Carla Argenta. “Para a equipe de enfermagem, traz maior segurança profissional, qualifica ações de educação permanente e auxilia nas tomadas de decisões clínicas”.
A Comissão do Processo de Enfermagem do HRO conta também com as professoras Edlamar Katia Adamy (Udesc Oeste), Eleine Maestri e Julia Bitencourt (UFFS) e as enfermeiras Gabriela Flores Dalla Rosa e Franciele Ceconello (HRO)
Semana de Inovação
A programação da Semana de Inovação, que segue até esta sexta-feira, 8, inclui oficinas, mesas redondas, sessões de negócios e visitas técnicas. As atividades são gratuitas, mas é preciso fazer inscrição prévia para participar, em razão de limitações de espaço e vagas.
Faça aqui sua inscrição.
A Semana é organizada pela Prefeitura de Chapecó, por meio Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, e tem correalização do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae). Também conta com apoio de instituições de ensino e pesquisa da região: Udesc Oeste, IFSC Chapecó, UFFS Chapecó, Unoesc, Senac, UniSenai e Pollen – Parque Científico e Tecnológico.
O número de inserções do dispositivo intrauterino (DIU) para evitar a gravidez pelo Sistema Único…
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que altera a…
A Justiça Federal reafirmou a legalidade do uso de dispositivos extraglóticos (DEG) e outros procedimentos…
A reanimação neonatal é uma das competências mais críticas e sensíveis da prática em Enfermagem.…
O plenário do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aprovou, após análise técnica e jurídica, a…
O entregador Bruno Rodrigues Ventura dos Santos, de 29 anos, está em coma induzido e…