Com enfermagem, número de inserções de DIU cresce mais de 100% no DF

Publicado em 04 de setembro de 2025
Com Enfermagem, Número De Inserções De Diu Cresce Mais De 100% No Df

O número de inserções do dispositivo intrauterino (DIU) para evitar a gravidez pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do Distrito Federal saltou de 2.568 para 5.454, na comparação entre janeiro e agosto de 2022 e o mesmo período de 2025. O aumento foi de 112,3%. O levantamento é da Secretaria de Saúde (SES-DF).

Segundo a pasta, o aumento é resultado da expansão da oferta e acesso a esse método https://dnz2.khm.gov.ua/ contraceptivo na rede de Atenção Primária à Saúde (APS), assim como da autorização para enfermeiros inserirem o dispositivo, com base na Resolução nº 690/2022 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

O número de enfermeiros responsáveis pela aplicação de DIU saiu de 2.391 em 2023 para 4.036, em 2024.

“Além de garantir o acesso à informação e o esclarecimento da população sobre os métodos contraceptivos, a ampliação das capacitações para que enfermeiros da SES-DF também realizem a inserção do DIU, e não apenas médicos, fortalece e https://weddingcelebrantfrance.com/welcome/ amplia o acesso a esse método, contribuindo significativamente para a saúde e a qualidade de vida da população feminina do DF”, destacou a pasta em nota enviada ao Metrópoles.

A rede pública disponibiliza o DIU como método contraceptivo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). De acordo com o Protocolo de Queixas Ginecológicas e Planejamento Reprodutivo, a inserção e a retirada do DIU são procedimentos terapêuticos essenciais, oferecidos de forma segura e gratuita na rede pública.

O procedimento deve ser programado com a equipe de Saúde da Família de referência da usuária, considerando o vínculo territorial do atendimento. As mulheres interessadas em colocar o dispositivo intrauterino devem procurar sua UBS de referência. https://bzd.cfga.gov.mn/