Rotina de enfermeiro

Análise neurológica AVDI: o que é e como fazer?

A dor é apenas o quinto sinal vital após um trauma. Para que ela seja percebida, é preciso que o paciente esteja consciente. Por isso, a Análise neurológica AVDI é tão importante. Ela ajuda a identificar o nível de consciência da vítima. No artigo de hoje, o Instituto Enfermagem de Valor trouxe mais sobre o tema. Leia o texto e entenda o que significa a sigla e como ela é feita!

O que é Análise Neurológica AVDI?

De acordo com dados jornalísticos do SBT, a cada dia pelo menos 32 pessoas morrem em acidentes de carro. Só em 2021 o número total de óbitos dessa causa foi de 11.647 pessoas. E depois que isso acontece, quando os enfermeiros emergencistas chegam ao local é preciso fazer uma avaliação sobre as condições gerais da vítima.

Essa avaliação é chamada de Avaliação Neurológica AVDI. As siglas significam Alerta, Voz, Dor e Inconsciência. Abaixo, explicamos melhor o que significa cada uma delas.

Aprenda a fazer a Análise Neurológica AVDI. Veja dicas!

Alerta

O enfermeiro que faz o primeiro atendimento deve notar, ao tocar a vítima, se ela reage de forma instantânea e espontânea. Isso é chamada de fase de alerta ou fase A. Se ela corresponder ao toque, significa que as funções corporais e atividades neurológicas ainda estão ativas. Em outras palavras, isso quer dizer que o cérebro ainda está funcionando e sendo suprido de oxigênio.

Voz

Quando a vítima não responde aos estímulos sonoros, como, por exemplo, ser chamada pelo nome, dizemos que ela se encontra na fase V. Esse é o primeiro indicativo da perda da consciência. Isso acontece porque a audição é o primeiro sentido a se perder quando o cérebro para de funcionar como deveria.

Dor

Se a vítima não respondeu aos chamados sonoros, ela deve ser submetida ao teste da chamada fase D. Isso quer dizer para verificar se a pessoa ainda sente dores. Sentir e responder à dor indica que ainda há consciência. Dessa forma, o enfermeiro realiza movimentos com uma das mãos friccionando a região da tórax da vítima. Quando o cérebro ainda tem um estado de consciência, a vítima tende a tentar inibir o movimento ou demonstrar que sente algo com expressões faciais que indicam dor. Se não houver reação, é preciso seguir para a outra etapa.

Inconsciência

Na última fase da Avaliação Neurológica AVDI percebe-se que a pessoa está totalmente inconsciente. Isso quer dizer que não há, no momento, atividades cerebrais em funcionamento. Essa é a fase mais preocupante entre a falta de estímulos anteriores porque dependendo do tempo de demora especializado, pode haver danos irreversíveis no cérebro.

Conheça o Instituto Enfermagem de Valor e agregue valor à sua carreira!

Agora que você já sabe o que é e como fazer a Avaliação Neurológica AVDI, inscreva-se em um dos nossos cursos de pós-graduação e garanta um futuro profissional. Aqui, você tem aulas com os melhores profissionais do mercado!

Oferecemos curso de Trauma, Urgência Emergência e Terapia Intensiva, Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), Gestão de Enfermagem e diversos outros. Acesse nosso site e veja a lista completa.
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco!

Compartilhe

Artigos recentes

Contenção Mecânica: Cofen estabelece novas diretrizes para procedimento

No final de março, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) publicou a Resolução 746/24, que…

2 semanas atrás

Enfermeiras salvam bebês durante terremoto

Imagens de câmeras de segurança mostram o momento exato em que enfermeiras de um hospital…

4 semanas atrás

Corpo de Bombeiros propõe a militarização do Samu

Uma polêmica envolvendo a Enfermagem, especificamente profissionais que atuam com o serviço de urgência e…

1 mês atrás

Cofen, OPAS e Ministério da Saúde, reforçam compromisso com práticas avançadas de enfermagem.

O Sistema Único de Saúde (SUS) está cada vez mais próximo de passar por uma…

2 meses atrás

Caravana pela implementação do piso salarial da enfermagem avança pelo Brasil em Março

A mobilização nacional para a efetiva implementação do piso salarial da enfermagem continua a percorrer…

2 meses atrás

Sem vagas atrativas, baixa remuneração e dupla jornada de trabalho, a realidade da enfermagem.

Na Upa Leste são dois plantões semanais de 12 horas. Na UPA Centro-Sul, seis horas…

2 meses atrás