Decisão judicial garante direito ao adicional de insalubridade para enfermeiros da EBSERH

Publicado em 20 de fevereiro de 2026
Decisão Judicial Garante Direito Ao Adicional De Insalubridade Para Enfermeiros Da Ebserh

A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), representada pelo Secretário de Formação, Organização Politica e Formação Sindical da FNE, presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF), Jorge Henrique de Sousa e Silva Filho, e pelo advogado e assessor jurídico, André Caetano, participou no dia 19/2/2026, de audiência em Brasília/DF, para tratar da Ação que envolve a base de cálculo do adicional de insalubridade dos/as enfermeiros/as  da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

A discussão judicial refere-se ao pagamento do adicional de insalubridade sobre o salário-base, conforme definição contratual estabelecida desde 2014. Em 2019, houve alteração por parte da empresa, que posteriormente tentou modificar também a base de cálculo do benefício.

Diante disso, a FNE ingressou com ação judicial para garantir o direito da categoria. Atualmente, o pagamento do adicional de insalubridade sobre o salário-base está assegurado por meio de liminar. Durante a audiência realizada, a Justiça manteve a decisão liminar, preservando, o direito dos/as enfermeiros/as vinculados à EBSERH.

A FNE reafirma seu compromisso com a defesa da categoria e informa que continuará acompanhando atentamente os desdobramentos do processo.

Todas as atualizações serão divulgadas por meio das redes oficiais da entidade.

A Federação segue firme na luta para garantir que a insalubridade continue sendo calculada sobre o salário-base, assegurando justiça e respeito aos direitos dos enfermeiros representados pela Federação.