Enfermeiro fica ferido após acidente com cilindro de oxigênio em UPA

Publicado em 21 de março de 2025
Kprj607h (2)

Um enfermeiro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noroeste, no Jardim Curitiba, em Goiânia, ficou ferido após um acidente com um cilindro de oxigênio, no último sábado, 18. O incidente ocorreu quando a mangueira do equipamento rompeu, assustando os presentes no local. A Prefeitura de Goiânia informou, em nota ao portal Mais Goiás, que o profissional recebeu atendimento na própria UPA e está em recuperação.

Além disso, garantiu que o cilindro foi prontamente substituído. “A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) informa que o acidente foi causado pelo rompimento de uma mangueira do cilindro de oxigênio. O enfermeiro recebeu atendimento na própria unidade, passa bem e o equipamento foi substituído”, comunicou a SMS. O enfermeiro, que tem 55 anos e não teve sua identidade divulgada, sofreu um ferimento na perna e deverá permanecer afastado por 15 dias para se recuperar.

A presidente do Sindicato de Enfermeiros de Goiás, Roberta Rios, criticou o fato de profissionais da enfermagem lidarem com esse tipo de equipamento. “Deve ser feito por um servidor treinado para isso. Mostra o quão precária é a estrutura física das unidades de saúde de Goiânia”, afirmou em entrevista à TV Anhanguera. Os cilindros de oxigênio da unidade costumam ser trocados a cada dois dias, mas a Prefeitura não detalhou se o equipamento que apresentou falha estava dentro do prazo de manutenção.

Segundo caso

Esse não é o primeiro caso registrado em unidades de saúde da capital. Em maio do ano passado, um incidente parecido ocorreu na enfermaria do Ciams Urias Magalhães. Na ocasião, a válvula de um cilindro rompeu, assustando pacientes e funcionários. Segundo o Corpo de Bombeiros, o cilindro caiu e, com o rompimento da válvula, foi projetado contra a parede de um banheiro, causando um buraco. Apesar do susto, não houve feridos.