Notícias

Entregador é intoxicado com ácido em hemodiálise e segue em estado gravíssimo

O entregador Bruno Rodrigues Ventura dos Santos, de 29 anos, está em coma induzido e internado há uma semana, em estado gravíssimo, após receber, por engano, uma substância usada para limpeza de máquinas de hemodiálise. O caso ocorreu na quarta-feira passada, na clínica Nice Diálise, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, e a família do jovem denuncia que ele foi intoxicado por ácido peracético. O caso foi registrado na Polícia Civil.

A mãe do jovem, Renata Rodrigues Ventura dos Santos, conta que a família percebeu uma movimentação estranha na Clínica Nice Diálise, conveniada ao SUS, logo após o filho entrar para a sessão de hemodiálise. Segundo ela, Bruno, que tinha doença renal crônica e dialisava três vezes por semana, chegou a dizer que não queria fazer o tratamento naquele dia, mas acabou entrando.

— Ele demorou um pouco para entrar. Não demorou muito tempo, vi uma correria da equipe médica. A enfermeira entrou na sala do médico pedindo ajuda. Eu comentei com meu esposo que tinha alguém passando mal. Ficou um entra e sai da enfermeira, uma movimentação fora do comum — relata Renata.

Preocupada, a mãe enviou mensagens para o filho, que não respondeu. A situação só ficou clara quando ela viu uma ambulância do Samu e, em seguida, uma dos bombeiros. Ao se aproximar, Renata viu o filho ser levado em uma maca.

— Eu me desesperei e gritei. Ele estava todo inchado, com a boca sangrando e desfalecido na maca. Pensei que ele estava morto — lembra, emocionada.

Bruno deu entrada na clínica às 6h30, mas só foi socorrido após o incidente por https://khmldc.khm.gov.ua/ volta das 8h. A família do entregador denuncia a negligência da clínica em prestar socorro e na aplicação do tratamento.

Substância usada para limpeza causou hemorragia cerebral
De acordo com a família, o médico da clínica informou ao pai de Bruno, Márcio Luiz Alves dos Santos, que durante a sessão houve um “acidente” e que ácido teria entrado no sangue do paciente. O pai do rapaz, que o descreve como um “jovem ativo”, registrou um boletim de ocorrência por lesão corporal. O documento, obtido pela família, aponta que havia resíduos do ácido na máquina de hemodiálise utilizada pelo entregador.

Um laudo médico do pronto-socorro para onde Bruno foi levado corrobora a versão da família. O documento ovo88 slot aponta que o paciente deu entrada com “rebaixamento do nível de consciência durante a sessão, secundária à infusão acidental de ácido peracético”.

O quadro clínico de Bruno piorou rapidamente. O laudo ainda detalha que ele sofreu “hemorragia com edema cerebral difusa e anemia, além de distúrbios metabólicos e respiratórios”. Ele precisou ser entubado para conter um edema na glote e nas vias aéreas. Atualmente, permanece na UTI, sedado, entubado e em ventilação mecânica.

A família, revoltada com o que chama de “erro inadmissível”, já procurou uma advogada e pretende processar a clínica.

O que dizem as autoridades
O ácido peracético é uma substância de uso comum em clínicas de diálise para desinfetar as máquinas, mas não pode entrar em contato direto com o sangue dos pacientes.

Em nota, a Polícia Civil informou que o caso foi registrado na 72ª DP (São Gonçalo), e que “diligências estão em andamento para esclarecer os fatos”. A reportagem tentou contato com a Clínica Nice Diálise, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

O tratamento de Bruno será longo e a família, que se reveza no hospital, afirma manter a esperança de que ele se recuperará.

—É orar e esperar. Tem que ver como ele vai reagir —diz a mãe

Compartilhe

Artigos recentes

Enfermagem amplia prevenção e cuidado oncológico

O Dia Mundial do Câncer, em 4 de fevereiro, recoloca o tema no centro da…

7 horas atrás

Enfermeira que sofreu reação grave a vacinas conquista indenização na Justiça

O Estado de São Paulo foi condenado a indenizar Maria Luzinete Sabino da Silva, de…

8 horas atrás

Ele desenvolveu um teste que evita cirurgias desnecessárias e já faturou R$ 11 milhões

Dezenas de milhares de procedimentos médicos desnecessários poderiam ser evitados todos os anos no Brasil.…

16 horas atrás

USP cria enxaguante de saliva artificial para pacientes em tratamento de câncer

Uma saliva artificial desenvolvida a partir de uma proteína extraída da cana-de-açúcar pode ajudar a…

18 horas atrás

Empresa de chamada de enfermagem cresce 700% após investir em novas tecnologias

Após muitas experiências com carteira de trabalho assinada e outras tantas decepções com o mercado,…

18 horas atrás

OMS avalia como baixo o risco de disseminação do vírus Nipah fora da Índia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) avaliou como baixo o risco de o vírus Nipah…

2 dias atrás