Notícias

FDA aprova autoexame de papanicolau para uso doméstico

Ir ao ginecologista ou a clínicas para fazer o papanicolau – exame em que um tubo é inserido na região íntima – pode não ser mais necessário nos Estados Unidos. A FDA, a agência que regula alimentos e medicamentos no país, acaba de aprovar o dispositivo de uma empresa que permite que mulheres façam a coleta em casa.

Essa é a primeira vez que uma iniciativa caseira para esse tipo de exame é aprovada. A aposta da FDA com a liberação, anunciada nesta sexta-feira (16), é que isso possa ampliar o acesso e o número de exames realizados no país.

região para fazer a coleta. Tudo feito em casa. O produto vem com um manual que explica a coleta que, depois, é enviada pelo correio.

As pacientes poderão solicitar o exame online. Depois disso, passam por uma consulta de telemedicina e recebem o material. Caso o resultado aponte alguma alteração, a paciente é encaminhada a uma consulta presencial.

A aprovação da FDA ocorre após um estudo realizado nos EUA que constatou que o autoexame feito em casa é tão eficaz quanto o realizado em consultório médico. O estudo também apontou que a maioria das mulheres prefere o autoexame em casa e afirmou que, dessa forma, teria maior probabilidade de manter os exames de câncer do colo do útero em dia.

O exame é um dos mais importantes na prevenção do câncer de colo do útero. Nos Estados Unidos, cerca de 13 mil mulheres são diagnosticadas com a doença por ano, e a taxa de mortalidade é de 30%.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, esse é o terceiro tipo de câncer mais comum entre mulheres. A estimativa é de que cerca de 17 mil casos sejam registrados por ano no país.

Em maio desse ano o SUS começou a oferecer um outro tipo de exame no rastreio da doença. O exame é um teste molecular. Enquanto o papanicolau identifica células já com alterações no útero, este outro modelo age antes, no início do problema: identifica se a paciente tem HPV, mais precisamente o DNA do vírus. O exame, no entanto, não é feito em casa. O Ministério da Saúde vai implementar o novo exame gradualmente.

A proposta da empresa é iniciar a distribuição na Califórnia e, depois, expandir para outras regiões do país. Ainda não há previsão de pedido para ampliar a iniciativa em outros países.

Compartilhe

Artigos recentes

Enfermagem amplia prevenção e cuidado oncológico

O Dia Mundial do Câncer, em 4 de fevereiro, recoloca o tema no centro da…

2 horas atrás

Enfermeira que sofreu reação grave a vacinas conquista indenização na Justiça

O Estado de São Paulo foi condenado a indenizar Maria Luzinete Sabino da Silva, de…

2 horas atrás

Ele desenvolveu um teste que evita cirurgias desnecessárias e já faturou R$ 11 milhões

Dezenas de milhares de procedimentos médicos desnecessários poderiam ser evitados todos os anos no Brasil.…

10 horas atrás

USP cria enxaguante de saliva artificial para pacientes em tratamento de câncer

Uma saliva artificial desenvolvida a partir de uma proteína extraída da cana-de-açúcar pode ajudar a…

13 horas atrás

Empresa de chamada de enfermagem cresce 700% após investir em novas tecnologias

Após muitas experiências com carteira de trabalho assinada e outras tantas decepções com o mercado,…

13 horas atrás

OMS avalia como baixo o risco de disseminação do vírus Nipah fora da Índia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) avaliou como baixo o risco de o vírus Nipah…

2 dias atrás