Notícias

Justiça respalda acesso a via aérea por enfermeiros em emergências

A Justiça Federal reafirmou a legalidade do uso de dispositivos extraglóticos (DEG) e outros procedimentos para acesso à via aérea por enfermeiros, em situações de urgência e emergência.  Esses dispositivos podem salvar vidas, mantendo a via aérea desobstruída e garantindo oxigenação.

Decisão terminativa do Tribunal Regional Federal da 1ª Região garantiu, em caráter definitivo, a legalidade da Resolução Cofen 641/2020, questionada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA). A normativa estabelece que é privativo do enfermeiro, no âmbito da equipe de Enfermagem, a utilização dos DEG e outras técnicas para acesso à via aérea, nos ambientes intra e pré-hospitalares, restrita a situação de iminente risco de morte.

“É uma vitória da Enfermagem brasileira e, principalmente, da população assistida. Em situações de urgência e emergência, a garantia da autonomia e das prerrogativas dos enfermeiros é determinante para evitar https://blog.comparabus.com/ desfechos indesejados e salvar vidas. A decisão da Justiça favorável à Resolução Cofen 641/2020 reconhece a competência do enfermeiro na realização dos procedimentos nela previstos”, observa o presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Manoel Neri.

“A resolução traz o respaldo ético-legal necessário https://lms.tatbigia.edu.sd/ para uma atuação efetiva, que estabilize pacientes graves em situações com as quais nos deparamos cotidianamente no atendimento intra ou pré-hospitalar”, avalia o enfermeiro Sérgio Martuchi,  especialista em atendimento ao paciente traumatizado grave e assessor técnico do Cofen.

A juíza federal Ivani Silva da Luz já havia concordado, em primeira instância, com Ministério Público Federal, entendendo que “impedir que enfermeiros habilitados atuem em situações emergenciais como estas, em que não há médico disponíveis, seria um verdadeiro atentado à vida”.

Compartilhe

Artigos recentes

Enfermagem amplia prevenção e cuidado oncológico

O Dia Mundial do Câncer, em 4 de fevereiro, recoloca o tema no centro da…

3 horas atrás

Enfermeira que sofreu reação grave a vacinas conquista indenização na Justiça

O Estado de São Paulo foi condenado a indenizar Maria Luzinete Sabino da Silva, de…

4 horas atrás

Ele desenvolveu um teste que evita cirurgias desnecessárias e já faturou R$ 11 milhões

Dezenas de milhares de procedimentos médicos desnecessários poderiam ser evitados todos os anos no Brasil.…

11 horas atrás

USP cria enxaguante de saliva artificial para pacientes em tratamento de câncer

Uma saliva artificial desenvolvida a partir de uma proteína extraída da cana-de-açúcar pode ajudar a…

14 horas atrás

Empresa de chamada de enfermagem cresce 700% após investir em novas tecnologias

Após muitas experiências com carteira de trabalho assinada e outras tantas decepções com o mercado,…

14 horas atrás

OMS avalia como baixo o risco de disseminação do vírus Nipah fora da Índia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) avaliou como baixo o risco de o vírus Nipah…

2 dias atrás