Whatsapp Image 2025 08 19 At 10.04.40
A enfermeira Julie McFadden, autora do livro: “Nothing to Fear: Demystifying Death to Live More Fully” (Nada a Temer: Desmistificando a Morte para Viver Mais Pleno), tem ganhado uma legião de fãs em suas redes sociais ao falar sobre as lições que tem aprendido com pacientes em estado terminal — ela tem vasta experiência em cuidados paliativos.
Ronco da morte
Segundo McFadden, o primeiro sinal é caracterizado por um som semelhante a um gorgolejo. Ele ocorre devido ao acúmulo de secreções na garganta, já que o paciente perde a capacidade de engolir ou tossir. Ela afirma ainda que esse som não provoca dor e é um processo natural.
Respiração agônica
O segundo está ligado à alteração no padrão da respiração. Nos momentos finais, ela costuma tornar-se mais lenta, irregular e marcada por pausas longas. Os suspiros se tornam mais intensos, visto que eles não conseguem mais cumprir a função de oxigenar.
De acordo com a enfermeira, esse tipo de respiração é um dos indícios mais evidentes de que a morte se aproxima.
Olhar da morte
A terceira e última manifestação é conhecida como “olhar da morte”. O paciente costuma estar inconsciente, podendo permanecer com os olhos e a boca abertos, porém há indícios de que ainda consigam perceber a presença dos familiares. O olhar, nestes casos, é parado, sem foco, como se estivesse quase sem alma ou vida.
McFadden diz que esses sinais não são obrigatórios e não acontecem em todos os casos. Algumas pessoas partem de forma repentina, sem demonstrar ou ter algum sintoma. A enfermeira diz que, compreender esses processos, pode contribuir para diminuir o medo e a ansiedade, permitindo que a família direcione suas energias ao acolhimento emocional do paciente nos instantes finais.
O número de inserções do dispositivo intrauterino (DIU) para evitar a gravidez pelo Sistema Único…
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que altera a…
A Justiça Federal reafirmou a legalidade do uso de dispositivos extraglóticos (DEG) e outros procedimentos…
A reanimação neonatal é uma das competências mais críticas e sensíveis da prática em Enfermagem.…
O plenário do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aprovou, após análise técnica e jurídica, a…
O entregador Bruno Rodrigues Ventura dos Santos, de 29 anos, está em coma induzido e…