No dia 26 de janeiro de 2022, o Cofen reconheceu e regularizou o uso do Suporte Intermediário de Vida em serviços públicos e privados de saúde. Agora, se torna ainda mais importante que você, estudante de enfermagem, esteja inteirado do assunto.
Neste artigo, o Instituto Enfermagem de Valor explica mais sobre o assunto e a novidade. Confira!
Resumidamente, Suporte Intermediário de Vida ou SIV é um tipo de atendimento pré-hospitalar (APH). Ocorre em situações de emergência e socorro, geralmente em ambiente extra-hospitalar, ou seja, fora do hospital. Assim, é direcionado a pacientes críticos quando há falta do Suporte Avançado de Vida. Dessa forma, aumentam as chances do enfermo e melhora a capacidade de resolução dos profissionais responsáveis.
Por regra, a unidade de atendimento deve contar com dois enfermeiros ou um enfermeiro acompanhado de um técnico de Enfermagem.
Esse suporte pode ocorrer de duas formas:
Como dito antes neste artigo, o Suporte Intermediário de Vida – SIV ainda não tinha sido regularizado até o dia 26 de janeiro. Dessa forma, essa data se torna histórica na enfermagem. Isso porque aumenta a garantia da qualidade e efetividade da assistência ao paciente crítico. Permite um atendimento seguro tanto para profissionais quanto aos usuários.
O objetivo dessa implementação é suprir a lacuna existente entre os serviços básicos e avançados. Assim, oferece uma competência maior aos enfermeiros envolvidos no atendimento e uma resposta aos pacientes críticos não avançados.
Sendo autorizado agora para uso, o Suporte Intermediário de Vida – SIV fornece benefícios nos atendimentos em saúde. Entre eles, podemos citar:
Achou essa novidade interessante, mas acha que pode ter problema durante o trabalho por não conhecer essa ferramenta? O Instituto Enfermagem de Valor pode te ajudar a conhecer mais sobre o SIV. Somos uma instituição de Pós-graduação em enfermagem.
Nosso foco é transformar você, recém-graduado, em um profissional completo, com conhecimentos e qualificação adequadas para atuação na área. Nossa organização oferece os cursos de Trauma, Urgência Emergência e Terapia Intensiva e Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e Gestão de Enfermagem. Algum desses te interessa? Conte conosco!
A Organização Mundial da Saúde (OMS) avaliou como baixo o risco de o vírus Nipah…
Um surto do vírus letal Nipah no estado de Bengala Ocidental tem deixado a Índia…
Em uma unidade de terapia intensiva (UTI), parte dos eventos adversos nasce de um ponto…
O Hospital Anchieta se manifestou sobre a investigação envolvendo três técnicos de enfermagem suspeitos de…
Mortes registradas durante plantões dos técnicos de enfermagem Marcos Vinícius Silva Barbosa de Araújo, Amanda…
A superlotação nas portas de urgência é um problema de gestão, mas vira rapidamente um…