Rotina de enfermeiro

Como a enfermagem pode prevenir infecções hospitalares? Entenda!

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmam que o número estimado de infecções hospitalares (IH) é 10%, alternando entre alto, médio e baixo risco. Outro dado importante é que entre esses, 70% dos casos poderiam ter sido evitados adotando práticas comuns no dia a dia. Por isso, é fundamental investir em algumas medidas funcionais para melhorar o controle desse tipo de infecção. Pensando no assunto, o Instituto Enfermagem de Valor  trouxe, no artigo de hoje, como a enfermagem pode prevenir infecções hospitalares. Leia o texto e veja as principais medidas!

Medidas da enfermagem para prevenir infecções hospitalares

1 – Lave bem as mãos e com frequência

Geralmente as infecções hospitalares acontecem quando microrganismos entram no corpo de um paciente. Muitas vezes, isso acontece durante procedimentos cirúrgicos. Mas, como esses microrganismos chegam até esse local? Pode ser  por pacientes com patologias avançadas ou pela própria equipe. Por isso, é essencial que a equipe esteja preparada e ciente do processo de higienização, principalmente com as mãos. Como são elas que tocam nos instrumentos e no paciente, é preciso fazer a higienização completa. 

2 – Esterilizar os materiais a cada uso

Seguindo a lógica do item acima, além de fazer a limpeza das mãos, o local deve ser limpo e desinfetado da mesma forma. Tanto os quartos, como o centro cirúrgico devem passar por esterilização constante após cada intervenção. O mesmo vale para os materiais utilizados. Geralmente as unidades de saúde têm um Centro de Materiais e Esterilização (CME), que aplica as práticas de esterilização. Alinhadas com a equipe de enfermagem, essas medidas ajudam a diminuir e prevenir infecções hospitalares em até 50%. 

As etapas de descontaminação são:

  • encaminhamento ao expurgo (área que recebe o material sujo);
  • preparação dos equipamentos;
  • esterilização;
  • distribuição dos equipamentos.

3 – Utilização de EPI’s adequados

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são de extrema importância para diminuir as taxas de infecções. Além disso, o uso correto das roupas hospitalares também entra neste tópico. Os principais EPIs que devem ser utilizados por profissionais da área médica são:

  • máscaras;
  • luvas;
  • escudo facial;
  • óculos protetores;
  • gorro;
  • aventais e jaleco (lembrando que esse deve ser usado apenas dentro das dependências do hospital e não deve ir para rua). 

4 – Mantenha precauções de contato

A medida deve ser aplicada a todos os pacientes, tanto os acomodados nos quartos quanto em isolamento. É muito importante que nenhum material seja compartilhado. Uma simples bandeja que leva o lanche para o quarto do paciente pode ter gotículas expelidas pela tosse, fala, ou até mesmo pela respiração, por exemplo. Elas podem ser transmissores de doenças e outros problemas para um organismo que está se recuperando e com as barreiras de proteção minimizadas. 

Além disso, todos os colaboradores e visitantes devem seguir os protocolos de limpeza estabelecidos pela instituição. Essas orientações ajudam a prevenir infecções hospitalares e mantém o paciente em segurança. 

Também é muito importante que o profissional de enfermagem faça ainda o gerenciamento de resíduos hospitalares e descarte de forma adequada. 

Infecção hospitalar e sepse: qual a diferença?

Os termos são muito confundidos, mas a infecção hospitalar é caracterizada pela manifestação clínica a partir da contaminação de um microorganismo em ambiente hospitalar

Já a sepse é o resultado da reação exagerada do corpo a uma infecção. O problema é que quando essa resposta entra na corrente sanguínea de forma desordenada, pode causar inflamações dependendo da quantidade. Mesmo que seja para combater uma infecção, a sepse pode acabar danificando órgãos e sistemas. Se não for controlada a tempo, pode, inclusive se agravar levando a óbito.

Ou seja, uma infecção pode levar o corpo a uma reação exagerada, gerando a sepse. Dessa forma, se faz essencial o controle das medidas para prevenir infecções hospitalares

Conheça o Instituto Enfermagem de Valor!

Depois de saber como a enfermagem pode ajudar a prevenir infecções hospitalares, que tal aprender mais sobre a área da saúde e se integrar acerca dos assuntos que envolvem sua graduação? Venha conhecer os cursos do Instituto Enfermagem de Valor!

Em nosso programa você aprende tudo o que é preciso da área com cursos que têm nota máxima do MEC e são exclusivos da área da enfermagem. Escolha entre Responsabilidade Técnica e Gestão de Serviços da Enfermagem, Trauma, Urgência Emergência e Terapia Intensiva, Gestão da Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente e muito mais.

Garantimos um ensino completo, com corpo docente preparado e atualização de técnicas e procedimentos. Fale conosco e faça sua matrícula!

 

Compartilhe

Artigos recentes

OMS avalia como baixo o risco de disseminação do vírus Nipah fora da Índia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) avaliou como baixo o risco de o vírus Nipah…

1 dia atrás

Ministério da Saúde emite alerta sobre o Vírus Nipah no Brasil

Um surto do vírus letal Nipah no estado de Bengala Ocidental tem deixado a Índia…

1 dia atrás

Checklist de enfermagem para reduzir eventos adversos na UTI

Em uma unidade de terapia intensiva (UTI), parte dos eventos adversos nasce de um ponto…

5 dias atrás

Hospital Anchieta afirma que conduta de técnico investigado foi intencional e criminosa

O Hospital Anchieta se manifestou sobre a investigação envolvendo três técnicos de enfermagem suspeitos de…

1 semana atrás

Polícia vai analisar todas as mortes ocorridas em plantões de técnicos presos

Mortes registradas durante plantões dos técnicos de enfermagem Marcos Vinícius Silva Barbosa de Araújo, Amanda…

2 semanas atrás

Da superlotação ao controle assistencial: o papel da classificação de risco em picos de demanda e eventos de massa

A superlotação nas portas de urgência é um problema de gestão, mas vira rapidamente um…

2 semanas atrás