PGRSS: conheça 5 dicas para gerenciar resíduos de serviços de saúde!

Publicado em 29 de março de 2022
Vemos um homem que faz o PGRSS. Como fazer o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde?

Segundo a Lei 12.305/2010 da PNRS, é de responsabilidade dos gestores gerenciar os resíduos de serviços de saúde. Ou seja, aqueles produzidos em hospitais, clínicas e consultórios, por exemplo. E você, estudante de Enfermagem, deve ficar a par de tudo o que acontece. Sabe como é possível implementar o PGRSS – Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde? O Instituto Enfermagem de Valor explica. Leia o conteúdo abaixo!

Entenda o que é PGRSS!

Primeiramente, é importante que você entenda o que é PGRSS. Por que fazer? Qual sua importância? De forma resumida, o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde é um planejamento elaborado com o objetivo de diminuir os resíduos gerados. Além disso, essa gestão também visa garantir a proteção aos trabalhadores, preservação dos recursos naturais, do meio ambiente e da saúde pública.

O PGRSS é regulamentado pelas resoluções CONAMA nº 283/01, CONAMA nº 358/05 e ANVISA RDC 306/04 e é um requisito obrigatório para estabelecimentos da área de saúde. Para se encaixar perante as normas, esse plano deve indicar as ações para manejo dos resíduos gerados a partir do serviço prestado.

5 dicas para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde

1- Conheça os resíduos são gerados

O primeiro passo para implementar o gerenciamento de resíduos é entender quais são gerados pelo estabelecimento. A partir disso, será possível tomar decisões mais certeiras.

A área da saúde divide os resíduos em cinco categorias, definidas pelas propriedades físico-químicas delas:

  • Grupo A: agentes biológicos, os quais têm potencial de apresentar risco de infecção;
  • Grupo B: presença de substâncias químicas, oferecendo risco ao meio ambiente e à saúde pública;
  • Grupo C: rejeitos radioativos;
  • Grupo D: resíduos comuns;
  • Grupo E: itens perfurocortantes.

2- Defina processos para a realização do manejo

Após entender os tipos de resíduos gerados, é possível pensar no manejo delas. Em outras palavras, a forma com que ocorrerá a coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição. Isto é, envolvendo os cuidados necessários para garantir a proteção ambiental e da saúde pública. Será preciso usar luvas ou ainda será necessário um equipamento ainda mais específico? O que fazer para evitar que entre em contato com o humano durante a coleta e transporte? Tudo isso deverá ser levado em conta, definido e anotado no Plano!

Atenção! A prática de reciclagem apenas pode ser aplicada a resíduos do grupo B e D. As técnicas utilizadas para isso também devem ser especificadas no documento.

3- Esclareça a rotina de limpeza e higienização

Outra etapa importante para implementar o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde é definir e descrever os processos de higienização e limpeza. Isso serve para que os órgãos responsáveis entendam se há ou não risco aos trabalhadores que manipulam os resíduos. Também indica o nível de segurança aos que exercem suas atividades profissionais próximo a esses itens.

Entre boas práticas, podemos citar o uso de EPIS (que devem ser descritos no Plano), treinamentos obrigatórios, imunizações necessárias, entre outros.

4- Monitore e avalie o PGRSS

Depois de elaborar o Plano, o estabelecimento de saúde deve monitorar e avaliar o PGRSS. Isto é, de acordo com a periodicidade definida no licenciamento ambiental. Nos documentos devem constar os seguintes indicadores mínimos, com frequência anual:

  • variação da proporção de resíduos dos Grupos A, B, D e E;
  • taxa de acidentes com resíduo perfurocortante;
  • variação do percentual de reciclagem;
  • variação da geração de resíduos.

5- Promova a capacitação

Nossa última dica para quem deseja implementar o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde é capacitar os funcionários. Seja em um hospital ou clínica, como visto acima, existem riscos à saúde e diversos processos a serem seguidos. Por isso, ter certeza de que os responsáveis pelo gerenciamento sejam qualificados é necessário. Então, invista em programas que ofereçam esses treinamentos!

Conheça o Instituto Enfermagem de Valor!

Está querendo aprender mais sobre a área da saúde e se integrar acerca dos assuntos que envolvem sua graduação? Conheça o Instituto Enfermagem de Valor! Somos uma instituição de ensino que oferece a pós-graduação em enfermagem. Em nosso programa você aprende tudo o que é preciso da área com as seguintes opções de curso:

Garantimos um ensino completo, bem como atualização de técnicas e procedimentos novos. Contamos com uma equipe de profissionais qualificados e experientes. Quer fazer um curso de pós-graduação? Fale conosco e conheça melhor nossos cursos!