Entenda as principais diferenças entre Certificação e Acreditação Hospitalar
Por Egle Leonardi e Júlio Matos
Que a Enfermagem é um dos pilares dos sistemas de saúde, isso já está mais do que consolidado. No entanto, sua importância vai além do cuidado centrado no paciente. A profissão ganha novos desdobramentos quando analisamos no contexto da gestão de qualidade. É o enfermeiro de qualidade que, entre outros, costuma ser o responsável pelo processo de acreditação nos hospitais. Em muitas instituições, as certificações, como a Joint Comission International (JCI) e a Organização Nacional de Acreditação (ONA), são vistas cada vez mais como imprescindíveis, tanto sob a ótica mercadológica, como assistencial.
No Brasil, a acreditação hospitalar tem sido congregada a várias outras iniciativas de melhoria da qualidade, como a certificação pela ISO, o sistema integrado de gestão em organizações hospitalares, a realização de auditorias de prontuário, de contas, de riscos e o programa de segurança do paciente, expandindo-se em várias áreas profissionais, abrangendo diversos objetivos para a avaliação dos serviços de saúde, bem como ampliando o campo de atuação do enfermeiro.
“Os sistemas de acreditação são uma estratégia sistemática e periódica em que seus métodos propiciam avaliar a qualidade dos serviços mediante padrões previamente definidos. Possuem etapas que devem ser percorridas, respeitadas para que se possa conseguir a acreditação, propriamente dita, no serviço hospitalar. A acreditação é reconhecida como um meio que beneficia os estabelecimentos de saúde, porque promove a cultura da qualidade, fortalece a equipe multidisciplinar e promove o alcance de padrões positivos de indicadores relacionados a eventos adversos”, fala a enfermeira, doutora e mestre em Ciências, professora da Escola Paulista de Enfermagem da Unifesp e do Instituto Enfermagem de Valor, Regimar Machado.
Segundo ela, quando se fala em acreditação de serviços de saúde é necessário entender que se trata de um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência à saúde. É um instrumento fundamental para que as unidades de saúde ampliem a qualidade, a segurança e a eficiência dos serviços prestados aos pacientes, além de consistir num processo de avaliação de organizações que prestam serviços em saúde.
Diferença entre certificação e acreditação hospitalar
A professora explica que acreditação é o processo pelo qual uma instituição ou órgão competente atesta a competência técnica de uma empresa para prestar um serviço ou fornecer um produto. Resumidamente, também se pode dizer que as acreditações são voltadas ao atendimento de requisitos. No entanto, nelas existe também a avaliação de conformidade de requisitos técnicos do processo, de forma muito mais aprofundada.
Enquanto na certificação são avaliados apenas os processos e a gestão da organização, na acreditação são realizados testes de capacidade técnica, a fim de comprovar que a empresa é capaz de realizar o que se dispõe a fazer.
Apesar de haver diferença entre certificação e acreditação, o importante é compreender que as duas são maneiras de buscar a qualidade de um produto ou serviço. São um conjunto de boas práticas que vão organizar o sistema de gestão e orientá-lo para a satisfação do cliente.
Principais certificações para acreditação hospitalar no mundo
Existe uma variedade de acreditações nacionais e internacionais que as instituições de saúde podem conquistar. A metodologia utilizada para realizar as avaliações segue padrões rigorosos. Entre os principais órgãos de acreditações hospitalares, Regimar destaca:
- Joint Commission International (JCI)
Pioneira no ramo, a JCI é reconhecida globalmente por ser a líder de acreditações hospitalares. Atualmente, mais de 22 mil organizações de saúde, em mais de 100 países do mundo, são acreditadas por ela. O processo de acreditação da JCI inspirou a criação de outros programas de acreditação, entre os quais, o brasileiro. Ao possuir uma acreditação como esta, a instituição de saúde eleva o seu status e atrai mais clientes à nível global.
- Qmentum
O Qmentum International é um modelo de avaliação de serviços de saúde da Accreditation Canada aplicado em mais de 30 países. Ele assegura que as organizações atenderam aos requisitos internacionais de governança e boas práticas assistenciais. A metodologia orienta e monitora os padrões de alto desempenho em qualidade e segurança, promovendo a melhoria contínua dos processos (desde a identificação dos pacientes, administração de medicamentos, higienização, protocolos, entre outros procedimentos). Seus padrões exigidos para a certificação são muito mais rigorosos quando comparados com outros programas de qualidade, como o Selo Nacional de Acreditação ONA, por exemplo.
- Acreditação Nacional Integrada para Organizações de Saúde (NIAHO)
A National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations (NIAHO) possui normatizações no âmbito da segurança assistencial, patrimonial e gestão do corpo clínico, centralizada na obtenção de resultados assistenciais eficazes e eficientes. Entre os seus diferenciais está a abordagem focada em gestão de riscos, ênfase na segurança predial ligada à proteção à vida e à saúde do paciente, planejamento de alta, avaliação rígida do corpo clínico, entre outros. É um programa oferecido pela Det Norske Veritas e aprovada pelo Centers of Medicare and Medicaid (CMS), dos Estados Unidos. Considerado o primeiro programa integrado de acreditação para hospitais americanos. O NIAHO integra ainda o Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001 para suas acreditações hospitalares.
- ONA
“Aqui no Brasil, a ONA é responsável pelo desenvolvimento e pela gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. É uma instituição privada, de interesse coletivo e sem fins lucrativos. Sua função é coordenar e gerir o Sistema Brasil de Acreditação (SBA), bem como incentivar o Setor Saúde a aprimorar seus processos de gestão e qualidade dos serviços prestados. 80% das instituições acreditadas no País adotam os padrões ONA”, conta Regimar.
Para ser acreditada pela ONA, a instituição precisa comprovar o cumprimento dos seus padrões, reconhecidos internacionalmente. Para garantir o desenvolvimento contínuo da qualidade do serviço prestado, a ONA é a única a certificar seus acreditados em três níveis. Esses níveis de classificação são crescentes e suas diretrizes são relacionadas a Estrutura (Nível 1: Acreditado), Processos (Nível 2: Acreditação Plena) e Resultados (Nível 3: Acreditação por Excelência):
- Nível 1 – Acreditado: cumpriu 70% ou mais dos padrões de qualidade definidos pela ONA. Avalia-se todas as áreas de atividades do hospital, como aspectos estruturais e assistenciais.
- Nível 2 – Acreditado Pleno: o hospital deve cumprir 80% dos padrões de qualidade e segurança, e cumprir em 70% ou mais, os padrões ONA de gestão integrada.
- Nível 3 – Acreditado com Excelência: a organização de saúde deve cumprir em 90%, ou mais, os padrões de qualidade e segurança, cumprir em 80%, ou mais, dos padrões de gestão integrada, e atender em 70%, ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão.
Esta acreditação é de caráter nacional, seus padrões podem ser adotados e avaliados em prestadoras de serviço de saúde como hospitais, ambulatórios, pronto atendimento e outros.
Sistema de Gestão da Qualidade
O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é um conjunto de processos de negócios que são implementados para ajudar uma organização a entregar produtos que alcançam consistentemente a satisfação do cliente. O SGQ inclui todas as pessoas, processos, partes interessadas e tecnologias que estão envolvidas na Cultura de Qualidade de uma organização, bem como os principais objetivos de negócios que constituem suas metas.
“O SGQ envolve mudanças tecnológica, filosófica, cultural e na governança do hospital. É uma estratégia de promoção da gestão da qualidade focada na educação e treinamento em seus conceitos e valores, sendo importante para disseminar novas culturas e paradigmas. Essa gestão deve ser conduzida por um comitê ou departamento voltado para a gestão da qualidade. O SGQ deve ser apoiado pela implementação de indicadores”, destaca Regimar.
Segundo a professora, quando se fala em processo de acreditação é necessário um grupo que será constituído dentro da unidade que quer ser acreditada e formará o SGQ. A ele, caberá a avaliação dos indicadores nas instituições, que devem ser respeitados para se obter a melhor qualidade, o melhor produto e o resultado esperado quando se inicia o processo de acreditação.
Assista ao Web Learning do Instituto Enfermagem de Valor, “A Enfermagem nos processos de certificações e acreditações hospitalar”, com a professora Regimar Machado.
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