Novas Comissões de Ética de Enfermagem são oficializadas em três instituições
A Resolução Cofen nº 593/2018 determina que a Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) seja obrigatória em instituições de saúde com equipe de enfermagem composta por mínimo 50 profissionais. Em cumprimento à resolução, nos últimos dias, a Coordenadoria de Comissões de Ética de Enfermagem do Coren-SP realizou a posse das CEEs de três instituições de saúde paulistas.
Na última quarta-feira (11), as conselheiras Márcia Brito e Edith Santan conduziram a cerimônia de posse da nova CEE do Centro Médico de Campinas.
Na ocasião, as conselheiras fizeram uma breve palestra aos profissionais da instituição, com explicações sobre a Comissão de Ética, sua relação com o Coren-SP e informações práticas sobre o dia a dia e a condução da CEE na rotina hospitalar.
Na última sexta-feira (13), a conselheira Daiana Brizola e a colaboradora Yara Teixeira foram a Guarulhos, onde deram posse a duas novas Comissões de Ética de Enfermagem: a do Hospital São Luiz e a da Amico Saúde.
Sobre as Comissões de Ética de Enfermagem
As Comissões de Ética de Enfermagem são formadas por profissionais de enfermagem eleitos dentro das instituições de saúde. Sua função é ser um elo de ligação entre o Coren-SP e aquela instituição, zelando pelo cumprimento dos preceitos éticos e legais dentro da unidade.
A atuação de uma CEE é autônoma. O Coren-SP dá posse à CEE e a assessora, mas os próprios profissionais de enfermagem das instituições fazem sua comissão eleitoral e elegem seus representantes.