Cuidados paliativos: veja como cuidar das feridas de diabéticos!
Enfermeiros precisam saber como cuidar de diferentes problemas que um paciente apresente. No entanto, algumas situações podem exigir um pouco mais de atenção ou o uso de técnicas diferentes. Isto ocorre quando é preciso tratar de feridas de diabéticos, por exemplo. São necessários cuidados especiais, uma vez que a hiperglicemia retarda o processo de cicatrização.
Você sabe quais são os cuidados necessários para cuidar das feridas de diabéticos? Abaixo, demos algumas dicas para que você, enfermeiro, possa tratar seus pacientes de forma adequada e garantir uma boa recuperação. Veja!
Quais são os cuidados para tratar de feridas de diabéticos?
1- Lavar o ferimento
O primeiro passo para cuidar de lesões de qualquer tipo é lavá-las. Então, assim que verificar o ferimento, limpe-o. Isso ajuda a eliminar impurezas, como bactérias, e evita a formação de infecções prolongadas. Os produtos a serem utilizados são:
- água;
- sabão;
- soro.
2- Evitar produtos antissépticos
Um cuidado necessário no momento de limpar as feridas é evitar produtos antissépticos. Isto é, álcool e iodopovidona, por exemplo. Estes itens são fortes e podem piorar a lesão na pele. Assim, podem retardar a cicatrização do ferimento. Dessa forma, é interessante apenas usar os materiais citados acima.
3- Necessidade de Medicação
Além de lavar e limpar bem as feridas, pode ser necessário o uso de medicamentos para uma melhor recuperação. Dessa forma, é necessário avaliação e prescrição medica junto ao paciente, evitando complicações futuras.
4- Cobrir o ferimento
Para garantir uma cicatrização ainda melhor, é importante também cobrir o ferimento. Assim, use uma gaze esterilizada e enfaixe o local da ferida. A bandagem deve ser trocada todos os dias.
Cuidado: para garantir uma recuperação, é importante ter cuidado na aplicação e evitar que a bandagem impeça a circulação.
5- Evitar pôr pressão no machucado
Por fim, nossa última dica para cuidar das feridas de diabéticos é instruir o paciente a evitar pôr pressão no machucado. Caso contrário, pode haver um atraso no processo de cicatrização e recuperação da pele. O ideal é deixar o local confortável.
E como cuidar da pele do paciente com hiperglicemia?
Agora que você já sabe como cuidar das feridas de diabéticos, vamos mostra o que fazer para manter a boa saúde da pele do seu paciente. Afinal, para evitar que o hiperglicêmico adquira problemas cutâneos, é importante manter o órgão saudável. Para isso, é importante:
- manter a pele sempre hidratada;
- instrua-o a não usar calçados apertados;
- alerte-o sobre os riscos de ficar descalço;
- sempre verifique se a pele do paciente está integra;
- controle a taxa de açúcar no corpo do paciente;
- se surgirem feridas, trate-as imediatamente.
Siga essas dicas e evite machucados na pele do seu paciente com hiperglicemia!
Conheça a Pós Enfermagem de Valor!
Achou nossas dicas de como cuidar das feridas de diabéticos úteis? A Pós Enfermagem de Valor tem mais a te oferecer! Somos uma instituição de pós-graduação em enfermagem. Oferecemos a especialização em diferentes áreas, como:
- Trauma, Urgência, Emergência e Terapia Intensiva;
- Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e Gestão em Enfermagem;
- Gestão da Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente;
- Estética Avançada: Procedimentos, Consultório e Gestão.
Garantimos ensino de qualidade com profissionais que já atuaram na área. Fale conosco!
Link útil: Ead Enfermagem;