Gerenciamento de Pacientes Crônicos: como funciona?
O enfermeiro que trabalha em clínicas e hospitais possui uma rotina intensa, agitada e precisa agir rápido. Muitas vezes, a saúde e vida de uma pessoa depende da presteza de um profissional. Mas, além disso, existem os pacientes crônicos. Esses são aqueles que sofrem de doenças crônicas, ou seja, que persistem por um longo período, geralmente mais de três meses. Essas doenças podem incluir problemas como diabete, hipertensão arterial, asma, doenças cardíacas, doenças respiratórias crônicas, artrite e câncer, por exemplo. Pensando nessas doenças, o Instituto Enfermagem de Valor trouxe, no artigo de hoje, mais sobre o Gerenciamento de Pacientes Crônicos (GPC). Leia o texto e veja como funciona!
Como funciona o Gerenciamento de Pacientes Crônicos?
Como já citamos, ao contrário das doenças agudas, que são de curta duração, as doenças crônicas exigem cuidados e gerenciamento contínuos ao longo da vida do paciente. Essas condições geralmente não têm cura completa, mas podem ser controladas com tratamento adequado e estilo de vida saudável.
Os pacientes crônicos muitas vezes precisam fazer visitas regulares ao médico, aderir a um plano de tratamento prescrito, tomar medicamentos de forma contínua, adotar mudanças no estilo de vida e fazer acompanhamento constante para monitorar sua condição. A gestão eficaz de doenças crônicas pode ajudar a minimizar os sintomas, prevenir complicações e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Assim, podemos dizer que o Gerenciamento de Pacientes Crônicos na enfermagem envolve várias estratégias e abordagens para fornecer cuidados abrangentes e contínuos aos pacientes. O principal objetivo é ajudar os pacientes a gerenciar suas condições crônicas de forma eficaz, prevenir complicações e melhorar sua qualidade de vida.
O Gerenciamento de Pacientes Crônicos na enfermagem é baseado em uma abordagem holística. Ela leva em consideração não apenas a condição médica, mas também os aspectos emocionais, sociais e comportamentais do paciente. É um processo contínuo que visa melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos pacientes crônicos. As atividades mais desenvolvidas no gerenciamento desses pacientes na enfermagem, são:
Avaliação abrangente
Os enfermeiros realizam uma avaliação completa do paciente, incluindo histórico médico, exame físico, avaliação de sintomas e revisão de medicamentos. Isso ajuda a identificar as necessidades e desafios específicos do paciente. É muito importante prestar um atendimento humano, principalmente se for um paciente idoso. Lembre-se que algumas características como empatia e carinho são fundamentais para desempenhar um atendimento de excelência.
Plano de cuidados individualizado
Com base na avaliação, os enfermeiros e profissionais de saúde desenvolvem um plano de cuidados personalizado para cada paciente. Isso inclui metas de tratamento, estratégias de controle de sintomas, educação sobre a doença e orientações sobre o autocuidado. Tudo isso deve ser personalizado de acordo com o grau do problema, tipo de doença e condições gerais de saúde.
Educação do paciente
Além de atuar diretamente em Unidades de Tratamento Intensivo, para fazer o Gerenciamento de Pacientes Crônicos também é preciso que os enfermeiros eduquem seus pacientes. Explicar sobre a condição crônica, os sintomas a serem observados, os medicamentos prescritos e as medidas de autocuidado são fundamentais.
Eles também podem fornecer orientações sobre dieta, exercícios e outros aspectos do estilo de vida saudável. O atendimento multidisciplinar é essencial para melhora integral da qualidade de vida dos pacientes.
Monitoramento contínuo
Os enfermeiros que fazem o Gerenciamento de Pacientes Crônicos devem monitorar seus sintomas, avaliando a eficácia do tratamento e identificando qualquer sinal de deterioração. Isso pode envolver o uso de tecnologias de monitoramento remoto, como dispositivos de monitoramento de pressão arterial ou glicose no sangue.
Apoio emocional
O Gerenciamento de Pacientes Crônicos também inclui o apoio emocional aos pacientes e suas famílias. Os enfermeiros devem estar sempre disponíveis para responder a dúvidas, fornecer suporte psicológico e encorajar a adesão ao tratamento. Algumas doenças são mais delicadas que outras e manter a saúde mental também é muito importante para melhora do tratamento.
Promoção da autogestão
Os enfermeiros incentivam os pacientes a assumirem um papel ativo em seu autocuidado, fornecendo as ferramentas e o suporte necessários. Isso pode envolver a definição de metas realistas e o estabelecimento de rotinas de medicação. Além disso, o ensino de técnicas de autorregulação de sintomas e a promoção da adesão ao estilo de vida saudável.
Venha para o Instituto Enfermagem de Valor!
Quer ajudar a tratar e fazer o Gerenciamento de Pacientes Crônicos? No Instituto Enfermagem de Valor você adquire mais conhecimento e vai mais longe com os nossos cursos de pós-graduação de enfermagem. Em todas as nossas turmas, preparamos o aluno para garantir a qualidade do atendimento e a segurança dos assistidos.
Especialize-se com uma instituição focada apenas na área da saúde e com nota máxima junto ao MEC. Entre em contato e faça já sua matrícula!