Enfermagem em Terapia Intensiva: o que é? Onde atuar?

Publicado em 24 de outubro de 2022
Enfermagem em Terapia Intensiva

Entre as diversas tarefas de um enfermeiro, atender as emergências e urgências faz parte da rotina. O trabalho de um profissional emergencista é saber lidar com as primeiras atitudes para salvar a vida de um paciente. Já o trabalho da enfermagem em Terapia Intensiva também é essencial, mas de uma forma diferente. No artigo de hoje, o Instituto Enfermagem de Valor  trouxe mais sobre essa área. Veja como é o trabalho e onde o enfermeiro pode atuar. Saiba ainda qual especialização fazer para começar na carreira com o pé direito na área. Boa leitura!

O que é enfermagem em Terapia Intensiva?

Também chamado de enfermeiro intensivista, o profissional que pratica a enfermagem em Terapia Intensiva é responsável pelas tarefas em um ambiente de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Geralmente nesses locais ficam os pacientes que demandam atenção especializada. Ou seja, aqueles que se encontram em estado crítico (pacientes de alto risco). Dessa forma, a equipe de enfermeiros precisa estar sempre atenta para os desafios que a rotina apresenta.

O principal objetivo do profissional é promover a saúde, estando preparado para toda e qualquer intercorrências dos pacientes internados. A rotina dos enfermeiros intensivistas ainda exige a participação em procedimentos como a reanimação por via de massagem cardiotorácica e a intubação, por exemplo. Em suma, é uma área que exige muito conhecimento técnico.

Características de um enfermeiro intensivista

Algumas características são essenciais para quem quer atuar nessa área. As principais são:

  • rapidez;
  • eficiência;
  • capacidade de tomada de decisões de forma ágil;
  • calma;
  • capacidade de controlar os sentimentos e emoções.

Além disso, parece meio óbvio, mas o cuidar é algo que não pode ser deixado de lado. Aqui, não basta apenas saber fazer o monitoramento dos sinais vitais. É preciso que quem trabalhe com a enfermagem em Terapia Intensiva saiba tratar com zelo e paciência todos os que precisam de seus cuidados.

Onde o profissional pode atuar?

O enfermeiro intensivista pode atuar em várias áreas. Geralmente, os profissionais que se especialização em enfermagem em Terapia Intensiva preferem atuar em:

  • salas vermelhas em UPAS – salas que são direcionadas para pacientes de alto risco que demandam atenção e monitoramento constante;
  • Pronto atendimentos – exigem uma vivência da rotina do hospital para dar uma visão ampliada do profissional. Dessa forma, ele consegue atuar em setores até pré-ambulatorial;
  • cargos de gestão – inclui uma rotina de planejamento, faz a gestão dos materiais utilizados nos leitos e trata ainda com inovações tecnológicas sem deixar de lado os cuidados críticos que podem salvar a vida dos pacientes.

Especialização de enfermagem em Terapia Intensiva

A melhor escolha de pós-graduação para trabalhar nessa área é a especialização em Trauma, Urgência Emergência e Terapia Intensiva. Nela, o aluno aprende as técnicas utilizadas durante a assistência ao paciente de alto risco. Além disso, durante as aulas os profissionais aprendem a atender necessidades neurológicas, respiratórios e cardiovasculares.

O curso do Instituto Enfermagem de Valor é focado em formar profissionais completos e altamente qualificados. Prezamos por um ensino de qualidade que forneça muito mais do que conhecimento, mas aulas que ajudam o aluno a ganhar mais agilidade e autonomia.

Agregue valor à sua carreira com o Instituto Enfermagem de Valor!

A enfermagem é uma área que permite infinitas possibilidades e setores para atuar. O Instituto Enfermagem de Valor oferece especialização para todas elas. Temos Titulação exclusiva para 3 áreas e somos focados na área da saúde. Nosso corpo docente possui ampla experiência de mercado e nossas aulas têm metodologias ativas que ajudam a agregar muito mais conhecimento à sua carreira.

Acesse nosso site e conheça todos os cursos disponíveis. Escolha o que mais lhe agrada e faça sua matrícula!