Enfermeira mulher: alta na carreira, baixa na liderança

Publicado em 25 de abril de 2023
enfermeira mulher não ocupa cargos de liderança

O mercado de saúde segue em alta em 2023. E agora que você já sabe quais são as áreas da enfermagem do futuro, trouxemos mais sobre a realidade do mercado de trabalho. Você sabia que as mulheres somam 85% da força de trabalho da enfermagem no Brasil? Mas, mesmo que elas sejam maioria, quando falamos em cargos de liderança a história é bem diferente. Pensando nisso, no artigo de hoje, o Instituto Enfermagem de Valor vai falar mais sobre a enfermeira mulher. Leia nosso texto e entenda a realidade do mercado de trabalho!

Enfermeira mulher no mercado de trabalho brasileiro

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, as mulheres ainda são maioria no Brasil. Esse número já é o primeiro ponto da tendência feminina na área da enfermagem. Mas, além disso, segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) as características da mulher ajudam nessas escolhas. 

Antigamente, em um mundo que o patriarcado mandava, o “trabalho” das mulheres era direcionado quase exclusivamente ao cuidado. Elas dedicaram seu tempo cuidando dos maridos e filhos. Hoje, em uma sociedade muito mais igualitária, a enfermeira mulher está mais ativa na área, não pelo seu comportamento, mas pelas suas características naturais. Então, porque elas só ocupam 25% dos cargos de liderança? Quais são os obstáculos que impedem o avanço das mulheres em suas carreiras? Como fazer para mudar de uma forma positiva e efetiva? 

Dados do relatório da Women in Global Health, afirmam que são mais de 6 milhões de mulheres atuando como profissionais de saúde, mas a equidade de gênero ainda é desigual entre os cargos de liderança. Na verdade, é essencial criar oportunidades e espaços para ajudar no crescimento e liderança delas. Lembramos que em um momento crítico de pandemia mundial, foi uma enfermeira mulher que ganhou o prêmio “Notáveis CNN”, em 2020, ao ser a primeira pessoa vacinada contra Covid-19 no Brasil.

Depois disso, precisamos falar sobre as condições de trabalho melhores e igualitárias. Quando isso começar a se fazer verdade, mais a enfermeira mulher será atraída. Ou seja, condições melhores indicam mais profissionais permanecendo em seus cargos e crescendo. 

Conforme elas são melhor remuneradas, elas conseguem ganhar mais autonomia para cuidar de suas famílias, se sentir reconhecidas e aumentar o crescimento econômico do setor. 

Por outro lado, além das melhores condições de trabalho, também precisamos que os líderes masculinos tenham um olhar de transformação em relação ao gênero. É preciso dar suporte e apoio dentro das organizações para que elas tenham sucesso.

Principais características

Um profissional de enfermagem é responsável pelo cuidado com os pacientes de uma forma geral. E, na maioria dos casos, a enfermeira mulher deixa sua casa e sua família para cuidar do outro. É fato que mais da metade das profissionais em exercício têm dupla jornada de trabalho. Dessa forma, algumas características ajudam no dia a dia, como: 

  • preparo físico e emocional é uma carga psicológica alta e, no geral, as mulheres são mais preparadas;
  • tomada de decisões mais rápida – a enfermeira precisa saber tomar decisões assertivas e, muitas vezes, naquele exato momento (uma característica essencial para quem ocupa esse lugar de líder
  • empatia – no geral, as mulheres são mais empáticas e cuidadosas; 

Ainda falta muito para o ideal reconhecimento da enfermeira mulher. Mesmo que já tenhamos evoluído, a ONU ainda acredita que vai levar pelo menos mais 140 anos para que a enfermeira mulher alcance um equilíbrio com os homens em cargos e funções de liderança.  Em algumas instituições, elas ainda sofrem com uma visão estereotipada. Mas, a verdade é que elas estão cada vez mais qualificadas para exercer com maestria a profissão. É muito importante desmistificar a área de enfermagem para que as mulheres enfermeiras possam ser valorizadas pelo seu trabalho na assistência.

É mulher e quer subir na carreira? Venha para o Instituto Enfermagem de Valor!

Se você é enfermeira mulher, o Instituto Enfermagem de valor te ajuda a ganhar ainda mais destaque na sua carreira. Nossos cursos de pós-graduação tem como objetivo transformar você em um profissional completo para atuação na área.

Oferecemos aulas teóricas e práticas alinhadas com a rotina do profissional. Ministramos aulas modernas e nosso corpo docente, além de amplo conhecimento, também tem anos de experiência de mercado. Escolha um curso com nota máxima no MEC. Venha fazer sua matrícula em nossa instituição. Entre em contato e matricule-se já