Prontuário Eletrônico do Paciente é essencial para enfermeiro gestor

Publicado em 24 de fevereiro de 2023
O que é Prontuário Eletrônico do Paciente? Confira!

Depois que um profissional se forma em enfermagem, ele precisa escolher sua área de atuação. E, em uma carreira com tantas possibilidades, pode ser difícil escolher. Uma dessas áreas é a de enfermeiro gestor. O especialista pode atuar tanto em clínicas pequenas, como em grandes hospitais. Mas, trabalhar com gestão está longe de ser uma tarefa simples. Dessa forma, a tecnologia vem ajudando com ferramentas de gestão para ajudar no dia a dia e deixar a rotina do enfermeiro mais fácil. 

No artigo de hoje, o Instituto Enfermagem de Valor vai te explicar mais sobre uma dessas principais ferramentas: o Prontuário Eletrônico do Paciente. Continue lendo e entenda mais sobre essa tecnologia tão importante!

O que é o Prontuário Eletrônico do Paciente

Também conhecido como PEP, o Prontuário Eletrônico do Paciente é um sistema que ajuda na rotina do enfermeiro gestor. De uma forma geral, ele ajuda a melhorar os cuidados com o paciente fazendo a digitalização do prontuário médico. No sistema, o profissional pode atualizar, em tempo real, as informações sobre as condições de saúde do paciente. Ele tem como base a definição do Conselho Federal de Medicina sobre prontuários.  A cada nova informação, o documento deve ser atualizado, sendo assim, um documento completo com todos os dados clínicos de uma pessoa.

No Brasil, já existem algumas regulamentações acerca do assunto. E, mesmo que o seu uso seja definido como obrigatório, o Prontuário Eletrônico do Paciente ainda não é uma realidade. A má notícia é que uma pesquisa realizada pela TIC Saúde, afirma que apenas 23% dos estabelecimentos de saúde utilizam o Prontuário Eletrônico do Paciente. Em uma era digital, ainda temos muitas instituições registrando dados dos pacientes em papel. 

Itens obrigatórios de um prontuário

As regulamentações propõem padrões e regras técnicas para o uso desse sistema. Elas definem diretrizes de segurança, confidencialidade e políticas de privacidade. Já os Conselhos Regionais de Medicina, afirmam que existem seis itens obrigatórios que devem constar no PEP:

  • identificação completa do paciente;
  • anamnese;
  • histórico de exames físicos;
  • hipóteses diagnósticas;
  • diagnósticos definitivos;
  • tratamentos efetuados.

Quais as vantagens de usar o PEP? 

Diagnósticos mais assertivos

A evolução da análise dos dados é mais segura e, além disso, com a ajuda da inteligência artificial, é possível analisar dados e comportamentos clínicos e chegar a um diagnóstico mais assertivo e rápido.

Facilitar a rotina

O Prontuário Eletrônico do Paciente ajuda a flexibilizar e tornar mais fácil o acesso aos dados. Ele tem como objetivo aproximar o setor hospitalar e clínico da transformação digital.

Integração

Além de melhorar o dia a dia dos enfermeiros e outros profissionais de saúde, o PEP também faz a integração com outros sistemas. É fácil de transferir e, com isso, o paciente pode começar um tratamento pelo SUS, por exemplo, e dar continuidade em outro local. É mais facilidade para acessar dados tanto para o médico, como para o paciente. 

Potencializa a produtividade do time

Quando você não tem que disponibilizar uma pessoa apenas pra preencher a papelada, é possível prever um maior (e melhor) fluxo de pacientes atendidos.

Mais economia

O uso do PEP pode reduzir os custos de atendimento ambulatorial em cerca de 3%, em comparação com a dependência de registros tradicionais em papel. Imagine o tamanho da economia em uma instituição de grande porte, onde centenas de pessoas são atendidas todos os dias.

Segurança garantida

Como o sistema é todo digital, as informações contidas no PEP são mais seguras. Isso porque as falhas humanas são reduzidas com o sistema tecnológico.

Especialize-se no Instituto Enfermagem de Valor!

O Instituto Enfermagem de Valor ajuda na capacitação e no desenvolvimento de enfermeiros que querem atuar em uma das áreas da enfermagem do futuro, como o enfermeiro gestor.

Nossas aulas têm programas exclusivos com conhecimentos práticos que vão além da teoria, com técnicas e gestões. Ajudamos o aluno a entender ferramentas e os avanços da tecnologia em saúde como o Prontuário Eletrônico do Paciente. 

Queremos proporcionar mais autonomia e independência aos profissionais do mercado de trabalho, ensinando estratégias em nossos cursos de gestão e de atualização. Entre em contato e faça já a sua matrícula