Empreendedorismo na enfermagem: o que é? Como fazer? Descubra!

Publicado em 26 de julho de 2023
Empreendedor. Veja como é o empreendedorismo na enfermagem!

O empreendedorismo na enfermagem envolve a criação e gestão de iniciativas voltadas para a prestação de serviços de enfermagem de forma autônoma e inovadora. Os enfermeiros empreendedores identificam oportunidades de negócios na área da saúde, desenvolvem soluções para problemas específicos e assumem o papel de líderes na organização e no gerenciamento de suas próprias práticas. No artigo de hoje, o Instituto Enfermagem de Valor explica mais sobre essa área. Leia e entenda!

4 formas de empreendedorismo na enfermagem!

1 – Consultoria em enfermagem

A consultoria talvez seja a forma que vem primeiro à cabeça quando falamos de empreendedorismo na enfermagem. Isso porque os enfermeiros empreendedores também podem oferecer serviços de consultoria para instituições de saúde. Eles ainda podem prestar serviços para empresas farmacêuticas, seguradoras e outras organizações relacionadas à área da saúde. A consultoria envolve a assistência especializada em fornecer orientação, suporte e recomendações baseadas em evidências e na legislação.

Esse setor pode abranger:

  • elaboração de políticas e protocolos;
  • gestão da qualidade;
  • treinamento de equipes de enfermagem;
  • promoção da segurança do paciente;
  • otimização dos processos de enfermagem;
  • entre outros.

Os consultores geralmente são enfermeiros experientes e qualificados com cursos de especialização na enfermagem.

Assim, podem trazer conhecimentos e habilidades técnicas para analisar práticas existentes, identificar áreas de melhoria e desenvolver estratégias para implementar mudanças positivas e produtivas.

2 – Clínicas de enfermagem

Abrir uma clínica de enfermagem é uma opção popular no empreendedorismo na enfermagem. Nesse modelo de negócio, o profissional de saúde pode oferecer serviços especializados, como consultas de enfermagem, acompanhamento de pacientes crônicos, cuidados de enfermagem domiciliar, imunizações, entre outros.

Para que uma clínica desse tipo tenha sucesso é preciso seguir algumas etapas que vão desde o planejamento, regulamentação e licenciamento, até a escolha do local e serviços que serão oferecidos. Além disso, é preciso escolher uma equipe técnica altamente qualificada e investir em áreas complementares como marketing, gestão financeira e até profissionais de auditoria. A prioridade deve ser voltada sempre para a qualidade dos cuidados.

3 – Educação

A área acadêmica também é muito forte quando falamos em saúde.

Muitos enfermeiros empreendedores se dedicam à educação e se preparam para oferecer cursos, workshops e treinamentos para outros profissionais. Mas, não é só isso. O profissional também pode oferecer aulas para pacientes sobre o autocuidado e até cuidadores de pessoas. Eles podem abordar temas específicos, como cuidados com feridas, prevenção de infecções, primeiros socorros, cuidados com sondas e drenos, entre outros. 

4 – Desenvolvimento de produtos e tecnologia

Por fim, mas não menos importante, dentro do empreendedorismo na enfermagem podemos citar aqueles profissionais que identificam oportunidades para desenvolver e comercializar produtos ou tecnologias inovadoras na área da saúde. Isso pode envolver a criação de dispositivos médicos, aplicativos móveis, softwares e softwares e ferramentas de gerenciamento de saúde, entre outros. Lembre-se que a tecnologia já é uma aliada da área médica, mas ainda existem muitos processos e produtos que podem ser melhorados. 

Já conhece o Instituto Enfermagem de Valor?

Agora que você já sabe que o empreendedorismo na enfermagem permite aos enfermeiros explorarem novas oportunidades no campo da saúde, conte com a nossa instituição.

Oferecemos cursos de pós-graduação em enfermagem e contamos com um corpo docente altamente qualificado e experiente. Te ajudamos a dar mais destaque à sua carreira com mais conhecimento e independência na área escolhida.

Entre em contato e venha ser aluno de uma instituição com nota máxima no MEC!