Enfermagem geriátrica e a atuação em lares de longa permanência

Publicado em 24 de fevereiro de 2023
atuação é a enfermagem geriátrica

A enfermagem é uma área da saúde que permite que o profissional escolha entre diversas possibilidades de trabalho. O mercado de trabalho segue em alta, desde 2020 e algumas áreas ganharam ainda mais destaque depois da pandemia. A enfermagem geriátrica, por exemplo, permite a possibilidade de atuação em diversas instituições de saúde, em home care, mas ainda é essencial, em lares de longa permanência para idosos. Pensando nisso, o Instituto Enfermagem de Valor trouxe mais sobre a área no artigo de hoje. 

Leia e entenda mais sobre a rotina!

A terceira idade no Brasil

Os idosos representam hoje 14,3% dos brasileiros (29,3 milhões de pessoas). A estimativa é que até 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos. Além disso, com os avanços da medicina e os melhores cuidados das pessoas, a expectativa média de vida  do país também aumentou. Hoje, temos pessoas ativas com 80 anos indo ao mercado sozinhas. 

Mas, por outro lado, o envelhecimento vem com algumas questões que nem sempre são fáceis de lidar. O aparecimento de doenças crônicas, como o Alzheimer, por exemplo, exige atenção e cuidado especial. Há ainda a preocupação dos familiares de quem vai poder prestar os cuidados necessários que a idade exige. Dessa forma, as instituições que oferecem lares de longa permanência têm um papel cada vez mais importante na sociedade. Veja a seguir o papel do enfermeiro com a enfermagem geriátrica

Enfermagem geriátrica em lares de longa permanência

O enfermeiro tem como principal objetivo prestar atendimento e cuidados específicos a todas as pessoas. Dentro de uma casa de repouso, isso não é diferente. Nessas instituições o enfermeiro é responsável desde o planejamento e organização das tarefas de enfermagem, até a coordenação e execução dos serviços em si.

A enfermagem geriátrica também ajuda a direcionar os técnicos em enfermagem e cuidadores. Assim, eles podem desempenhar um trabalho de qualidade. A equipe precisa ser capacitada e ter um objetivo comum: proporcionar melhor qualidade de vida e bem-estar a todos os idosos que se encontram nessas instituições. 

Entre as principais características que um profissional da enfermagem geriátrica precisa ter, podemos citar: 

  • sensibilidade;
  • experiência;
  • responsabilidade;
  • empatia e carinho;
  • respeito.

Para atuar nessa área, o profissional precisa se identificar e estar preparado para a assistência necessária aos idosos. É preciso ainda prezar pelo atendimento humanizado e acolhedor dando o melhor em cuidados para os idosos e informações esclarecedoras para as famílias. 

Principais funções do enfermeiro geriátrico

  • prestar assistência em tempo integral voltada para a proteção e recuperação da saúde do idoso;
  • supervisionar as ações desenvolvidas pelos técnicos e auxiliares de enfermagem;
  • realizar o acolhimento do idoso e de sua família;
  • desenvolver ações para melhorar os vínculos familiares;
  • determinar ações que possam atender integralmente às necessidades biopsicossociais e espirituais dos idosos residentes;
  • avaliar o idoso por meio de escalas específicas contemplando sobre os aspectos de cognição, humor, físicos, psicológicos, mobilidade e comunicação;
  • desenvolver plano de cuidados personalizado de acordo com cada necessidade;
  • ofertar cuidados paliativos precocemente, nas situações em que forem pertinentes;
  • contribuir na avaliação anual do plano de atenção integral à saúde.

Especialize-se com o Instituto Enfermagem de Valor!

Este artigo te ajudou a entender mais sobre enfermagem geriátrica e a atuação em lares de longa permanência? Saiba que nossa instituição pode ajudar ainda mais!

Prezamos por ensinar enfermeiros recém-formados e que já atuam na área a se especializar. Oferecemos cursos de pós-graduação com profissionais experientes. Nosso curso tem nota máxima no MEC garantimos um ensino de qualidade. Entre em contato e faça sua matrícula