Enfermagem obstétrica de urgência: qual papel do profissional?

Publicado em 14 de julho de 2022
Mãe segurando o bebê pela ajuda da enfermagem obstétrica

A obstetrícia é a parte da medicina que estuda a reprodução feminina. Na área da enfermagem, o profissional ajuda desde o início da descoberta da gestação, até a realização do parto em si. E não para por aí. O enfermeiro obstetra também pode atuar nos aspectos fisiológicos e patológicos após o nascimento dos bebês. Dessa forma, durante toda a gravidez podem ocorrer problemas levando as mulheres até a emergência. Pensando nisso, no artigo de hoje, o Instituto Enfermagem de Valor  trouxe mais sobre a enfermagem obstétrica de urgência. No texto, contamos até onde vai o papel do profissional para combater um problema muito sério: a mortalidade materna. Acompanhe a leitura e descubra!

O que é enfermagem obstétrica?

Dados do Ministério da Saúde apontam que a taxa de mortalidade de mulheres grávidas no Brasil ainda é muito alta. E para começarmos a falar de enfermagem obstétrica é preciso ter em mente que o principal objetivo dessa área de especialização é diminuir esses números no país. E isso vale para qualquer óbito que ocorre durante uma gestação ou durante o parto.

Entre as causas mais comuns para esses números, podemos citar:

  • hemorragias;
  • abortos;
  • malformações genéticas;
  • infecções.

Mas, de uma forma geral, a enfermagem obstétrica também tem como objetivo promover cuidados e garantir o bem-estar das mamães e seus bebês. Sendo assim, os profissionais são requisitados durante exames pré-natais, laboratoriais e até na hora do parto.

Qual o papel do enfermeiro obstetra?

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) regulamenta e estabelece as atividades que podem e devem ser realizadas por quem opta pela área de enfermagem obstétrica. Veja alguns deles:

  • coordenar o setor de enfermagem em instituição que diz respeito à área de obstetrícia;
  • auxiliar nas consultas da enfermagem obstétrica;
  • oferecer assistência a pacientes obstétricos em estado grave;
  • tomar decisões imediatas;
  • colaborar na construção de centros clínicos especializados em obstetrícia;
  • aplicar ações que ajudam a prevenir infecções hospitalares;
  • acompanhar a evolução e o trabalho de parto;
  • auxiliar em partos normais;
  • assistir à gestante e o recém-nascido;
  • realizar procedimentos específicos como a episiotomia e a episiorrafia;
  • fazer a preparação da mãe para o momento do parto;
  • monitorar os sinais vitais da mãe e do bebê;
  • auxiliar a mãe no pós-parto, prestando os primeiros atendimentos;
  • ajudar a desenvolver programas educacionais na área obstétrica.

Tipos de emergências e urgências em obstetrícia

Eclâmpsia

É uma doença caracterizada por episódios repetidos de convulsões, seguidos de coma. Dependendo das condições gerais de saúde da mãe e do bebê pode ser fatal para ambos. A eclâmpsia acontece devido à implantação e o desenvolvimento dos vasos sanguíneos na placenta.

Contrações não efetivas

Quando a mãe sente dores, mas o bebê ainda não está na posição ideal, por isso não basta que haja contrações. Dependendo do caso, pode ser necessária a administração de ocitocina (substância que ajuda a induzir contrações) e, caso não resolva, pode ser indicada uma cesária.

Gravidez Ectópica

Quando o embrião se forma fora da cavidade uterina – local correto onde deveria se fixar. Geralmente o problema é causado por uma disfunção das trompas e pode induzir ao parto prematuro.

Batimentos cardíacos baixos

A cada contração o bebê também sente dores, por isso, quando os batimentos estão muito baixos (queda da vitalidade fecal), é preciso monitorar porque ele pode estar sentindo dor.

Cabeça do bebê muito maior do que o canal vaginal na hora do parto

Em alguns casos não importa o quanto o colo do útero está dilatado, a cabeça do bebê pode ser maior (desproporção encéfalo-pélvica). Nesses casos é preciso realizar uma cesárea porque o parto normal se torna impossível.

Conheça o Instituto Enfermagem de Valor!

O Instituto Enfermagem de Valor pode ajudar a dar ainda mais valor à sua carreira independente da área escolhida. Nosso objetivo é transformar você em um profissional completo, com qualificação para atuação na área.

Oferecemos cursos de Trauma, Urgência Emergência, Gestão da Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente e muito mais que podem ajudar se você quer seguir a área da enfermagem obstétrica. Conte conosco! Fale conosco e faça sua matrícula!