Qual o papel do enfermeiro na área da saúde mental?

Publicado em 26 de setembro de 2022
Quem é o enfermeiro na Area da Saude Mental?

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão atinge cerca de 322 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, 5,8% da população é afetada pelo problema. Além disso, outros 9% sofrem com problemas de ansiedade. Depois da pandemia, a saúde mental da população ficou prejudicada. Fatores como isolamento social, medo de ficar doente e lidar com a angústia de perder pessoas próximas afetou a todos. Isso, sem falar de outros problemas e doenças relacionadas à dependência química, por exemplo. Dessa forma, o papel do enfermeiro na área da saúde mental é de grande importância. No artigo de hoje, o Instituto Enfermagem de Valor trouxe mais sobre o tema. Leia o texto e entenda!

Afinal, qual o papel do enfermeiro na área da saúde mental?

Quando pensamos em tratamento psiquiátrico, geralmente ligamos às clínicas e especialidades médicas complementares como psiquiatria e psicologia, por exemplo. Mas, a verdade é que tem um profissional que é muito importante durante o processo. O enfermeiro na área da saúde mental atua em prol da melhora da qualidade de vida e do bem-estar de todos os pacientes. 

É o enfermeiro que ajuda a desenvolver ações para restabelecer a saúde mental de um paciente. O trabalho pode ser realizado em clínicas, com pacientes internados, ou até mesmo em domicílio. 

Assim como os enfermeiros que trabalham em clínicas, é muito importante que o profissional tenha características como zelo, empatia, paciência e tolerância. Também é essencial que o profissional saiba fazer a análise neurológica, principalmente em casos de surtos e crises. 

De uma forma geral, a pessoa que escolhe dedicar-se a essa área faz a promoção da saúde do paciente. Além disso, também é responsabilidade dela fazer a correta administração de medicamentos. A verdade é que a atuação nessa área é muito específica e direcionada. Por isso, ela se diferencia daquela praticada no dia a dia por um enfermeiro tradicional.

O enfermeiro na área da saúde mental deve ter atenção a todo e qualquer sinal comportamental apresentado pelos pacientes. Isso pode ajudar a prever um surto ou piora de um quadro, por exemplo. Assim, é possível tomar algumas ações preventivas.

 

O dia a dia de um enfermeiro dessa área é diversificado e a tolerância e paciência são palavras-chave para ter sucesso. É preciso saber lidar com cada tipo de transtorno e conflitos que um paciente possa ter. Além disso, controlar a inteligência emocional também é muito importante. Nem sempre é fácil ouvir os pacientes.

Outro fator imprescindível é manter  o trabalho com ética e sigilo. A discrição profissional também faz parte da rotina. 

Funções essenciais para atuar com saúde mental

Como já dissemos, enfermeiro na área da saúde mental  tem algumas funções muito específicas. Algumas delas incluem:

  • fazer avaliações do estado biopsicossocial do paciente;
  • aplicar os planos de cuidados recomendados pelos médicos; 
  • dar assistência à família; 
  • se antecipar a possíveis crises observando sintomas diários; 
  • promover ações que mantenham a saúde mental em dia;
  • prover todo e qualquer tipo de cuidados diretos e indiretos;
  • administrar os remédios prescritos em doses e horários corretos;
  • controlar os sistemas de cuidados;
  • ajudar no controle do estado emocional durante uma crise;
  • suprir as necessidades do paciente, da família e de toda equipe médica.

Local de atuação

O profissional de enfermagem psiquiátrica pode atuar em Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), unidades básicas de saúde (UBSs), ambulatórios especializados, em escolas e hospitais gerais. 

Conheça o Instituto Enfermagem de Valor! 

A enfermagem psiquiátrica exige do enfermeiro na área da saúde mental muito mais do que apenas uma graduação. É essencial investir na sua carreira e adquirir o conhecimento necessário. É de suma importância que o enfermeiro esteja familiarizado com a rede de suporte dos pacientes psiquiátricos

O curso de pós-graduação em Gestão da Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente ajuda na avaliação de processos assistenciais e gerenciais no serviço de saúde. 

Com ele, é possível desenvolver ferramentas e procedimentos para assegurar o bem-estar do paciente, seja ele físico ou mental.

No Instituto Enfermagem de Valor, te preparamos para planejar e desenvolver ações para promover a qualidade e a segurança de todos os assistidos. Especialize-se em uma instituição focada exclusivamente para área de enfermagem e com nota máxima no MEC. Prepare-se para o mercado de trabalho e faça já sua matrícula!