Tendências sobre a profissão de enfermeiro para 2023

Publicado em 26 de dezembro de 2022
Confira agora mais sobre a profissão de enfermeiro

Todos os anos, especialistas da área de recrutamento e gestão de pessoas fazem suas projeções sobre as perspectivas de tendências de profissões que estão em alta. Em 2023 temos uma notícia boa para a área da saúde: o setor que teve crescimento acelerado desde 2020, vai continuar aquecido. Pensando nisso, o Instituto Enfermagem de Valor trouxe algumas tendências sobre a profissão de enfermeiro  para o ano que está só começando. Leia, fique atento às novidades e agregue mais valor a sua carreira.  

5 tendências para 2023 da profissão de enfermeiro

1 –  Destaque para o enfermeiro intensivista

A área para o enfermeiro intensivista segue com altas demandas. Mas, para se trabalhar na área é preciso contar com conhecimento e habilidades específicas. O profissional deve prestar o serviço de enfermagem em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e tem uma rotina agitada. 

Sua média salarial para um recém-formado fica na faixa dos R$3.453,00. Mas, além disso, o enfermeiro também deve ter características e aptidão para profissões que exigem um olhar mais analítico. 

2 – Quanto mais atualizado, melhor

2023 chegou e seja você um recém-formado ou alguém com experiência de mercado, chegou a hora de pensar no futuro. Pois saiba que algumas áreas têm grandes promessas e demandas no mercado de saúde. Sabendo que mais de 80% dos profissionais da área já tem pelo menos uma pós-graduação no currículo, você precisa se destacar. Especializar-se é uma obrigação e te ajudam a ganhar notoriedade na profissão de enfermeiro

Pesquise cursos de especialização na área de enfermagem e mantenha seu currículo e suas competências sempre atualizadas. Dessa forma, ficará mais fácil conquistar mais e melhores oportunidades de emprego, além de se destacar entre outros profissionais da área.

3 – Se adaptar ao mundo digital

Nos últimos anos, já podemos observar diversas mudanças desde a parte de gestão, até na rotina do enfermeiro. Mas, a era da digitalização na saúde vai vir com tudo em 2023. é essencial para o profissional da área saber criar planejamentos estratégicos para lidar com o futuro digital inevitável.

Muitos documentos que eram preenchidos por especialistas de forma manual, hoje são automatizados. Isso ajuda ainda na rápida comunicação e acesso às informações. E tudo acontece em um ambiente seguro tanto para os enfermeiros, quanto para os pacientes que têm seus dados protegidos.

Ações como o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), por exemplo, já têm espaço garantido na estrutura do setor. Além disso, sistemas e softwares chegam com melhorias físicas e processuais para um bem maior: a melhora da saúde geral dos pacientes

4 – Ser multitarefas

O conceito do “multitask” ou multitarefas em português tem mais força do lado negativo. Isso porque passamos em média, 40% do nosso tempo produtivo no trabalho fazendo multitasking entre nossas tarefas. O trabalho pode ficar perdido e não ser bem feito. Mas, na área da saúde, a profissão de enfermeiro exige o multitasking de uma forma segura e eficiente. 

Antigamente, o profissional se formava e logo começava a atuar. Mas, com os avanços tecnológicos, foi preciso se manter atualizado. Para explicar vamos dar uma situação: imagine que um enfermeiro tem especialização em UTI e passa o dia visitando pacientes internados e auxiliando dentro da unidade de atendimento. Mas, em um dia atípico, não há alta demanda na UTI e um enfermeiro gestor precisou se ausentar. Se o profissional tem conhecimentos de gestão e operações, por exemplo, ele pode substituir o colega e não causar danos no fluxo do trabalho da clínica. Ou seja, essa mudança no perfil do profissional pode fazer a diferença. Na prática, conhecimento nunca é demais e podemos levar isso para a profissão. 

5 – Crescimento do home care

Ter cuidados dentro de casa é uma realidade adotada por muitas pessoas hoje em dia. Nesse contexto, esse é um ramo que tem crescido muito dentro da enfermagem. 

Dessa forma, os profissionais que atuam no atendimento domiciliar precisam estar cada vez mais preparados para prestar assistência aos enfermos que precisam de acompanhamento constante. 

Como o monitoramento é feito dentro da própria casa do paciente, muitas vezes o trabalho acontece de forma colaborativa, ou seja, junto com outros profissionais como fisioterapeutas e psicólogos, por exemplo.

Conte com o Instituto Enfermagem de Valor!

Para começar 2023 com o pé direito, venha fazer um dos cursos de especialização do Instituto Enfermagem de Valor. Temos um corpo docente experiente e durante as aulas, ressaltamos questões que aumentam a qualificação do profissional. 

Nossas aulas são ministradas com o objetivo de dar mais habilidades, independência e autonomia aos profissionais do mercado. Assim, nossos alunos conquistam mais segurança na implementação das ações durante a rotina de seu trabalho. 

Com a nossa ajuda, você tem mais sucesso com a profissão de enfermeiro. Entre em contato com a nossa equipe e faça agora mesmo a sua matrícula!