Sinais do Parkinson e principais cuidados de enfermagem

Publicado em 25 de abril de 2023
principais cuidados de enfermagem em pacientes

O Mal de Parkinson ou Doença de Parkinson é um problema que afeta 1% da população mundial, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, estima-se que 200 mil pessoas sofram com o problema. E mesmo que o sintoma mais conhecido seja a tremedeira das mãos, ainda existem outros sinais que podem atrapalhar o dia a dia da pessoa acometida. Pensando nisso e em esclarecer quais são os principais cuidados de enfermagem, o Instituto Enfermagem de Valor preparou esse artigo. Acompanhe a leitura e entenda mais sobre o assunto.

Entendendo a doença e os sintomas

O Parkinson é uma doença neurológica que afeta os movimentos de uma pessoa devido à degeneração de algumas células do cérebro. Essas células produzem dopamina, que é responsável por conduzir as correntes nervosas ao corpo. Quando há falha, ou diminuição dessa substância, ocorre a limitação das funções vitais, principalmente as de classe neurológica e osteomuscular. Infelizmente, o problema não tem cura e a sua progressão pode ser diferente em cada pessoa. Dessa forma, o tratamento consiste em retardar a evolução e melhorar a qualidade de vida do paciente. 

Primeiros sinais do Parkinson

É comum as pessoas associarem o Parkinson apenas aos tremores das mãos. Mas esse não é o único sintoma. A doença também pode vir acompanhada de outros sinais como, por exemplo: 

  • lentidão de movimentos;
  • caminhar arrastado; 
  • postura inclinada para frente; 
  • dificuldade de escrever; 
  • constipação intestinal;
  • perda de olfato;
  • alteração dos reflexos;
  • lentidão ou dificuldade para falar;
  • distúrbios do sono;
  • disfagia;
  • quadros de depressão (em pacientes com sintomas mais intensos).

A enfermagem tem um papel fundamental nos cuidados do paciente portador de Parkinson. Veja a seguir os principais. 

4 principais cuidados de enfermagem com quem tem Parkinson!

1 – Avaliação da atividades da vida diária

Entre os principais cuidados de enfermagem podemos citar que criar uma rotina pode ajudar a simplificar as funções. Como enfermeiro, você deve ter atenção aos medicamentos e oferecer ao paciente na dosagem e horários recomendados. Além disso, é essencial que o profissional entenda quais são as atividades realizadas no dia a dia e, caso necessário, faça adaptações. Quando falamos em enfermagem geriátrica, é preciso ainda mais atenção e cuidados. Os idosos devem ter atividades que ajudem a fortalecer a memória. 

2 – Observação e melhora da capacidade funcional 

Fazer um trabalho em conjunto com outras especialidades, como a fisioterapia, por exemplo, é um dos principais cuidados de enfermagem. Pacientes com Parkinson precisam manter atividades que melhorem a capacidade funcional. Essa, é definida como a habilidade para realizar atividades que possibilitam à pessoa cuidar de si mesmo. Sabemos que mesmo quando os primeiros sinais do Parkinson aparecem pode ser complicado realizar algumas tarefas simples. De uma forma geral, o enfermeiro pode ajudar com a higiene e alimentação, caso os tremores sejam mais intensos. Mas, o ideal é sempre manter o foco na independência e autonomia

3 – Melhora do conforto e bem-estar geral 

Outro entre os principais cuidados de enfermagem ao paciente com Parkinson é desenvolver ações que tenham como objetivo cuidar do paciente de uma forma geral, de acordo com a sua sintomatologia. Assim, é necessário prevenir o agravo do sintomas para a melhora do bem-estar físico e mental. Muitas vezes, essas ações exigem que o foco do enfermeiro vá além do paciente, envolvendo também seus familiares e ciclo sociocultural. 

O profissional deve ter como base conhecimento técnico-científico para estabelecer cuidados específicos para cada paciente de forma individualizada. O processo dos principais cuidados de enfermagem deve ser formado, então, por cinco etapas: 

  • coleta de dados de enfermagem (histórico do paciente); 
  • diagnóstico de enfermagem;
  • planejamento; 
  • implementação de ações;
  • avaliação de enfermagem.

Além disso, uma comunicação efetiva e objetiva com o paciente pode ajudar na relação paciente-enfermeiro.

4 – Ajude com os movimentos e com a prática de atividades físicas 

Os exercícios ajudam a estimular os movimentos. Além disso, algumas modalidades como a caminhada e a ginástica ajudam a controlar melhor os movimentos e podem ajudar até no equilíbrio. De uma forma geral, os principais cuidados de enfermagem incluem o monitoramento dos movimentos no dia a dia e acompanhamento das atividades fora de casa. 

Quer adicionar mais valor à sua carreira? Venha para o Instituto Enfermagem de Valor!

Agora que você já sabe os principais cuidados de enfermagem com o paciente com Parkinson, conquiste mais conhecimento e prestígio na sua carreira com o Instituto Enfermagem de Valor! 

Somos uma instituição com titulação exclusiva na área e corpo docente com ampla experiência de mercado. Em nossos cursos de pós-graduação de enfermagem, o aluno aprende muito mais que a teoria. Temos metodologias ativas, com práticas realistas para uma formação completa e cheia de conhecimento. Entre em contato e faça agora mesmo a sua matrícula.